Marketing para engenheiros: por que é ruim depender apenas de indicações?

Leading negotiation with investor

O marketing para engenheiros autônomos (ou para empresas de consultoria em engenharia, de maneira geral) é uma técnica extremamente efetiva e com ótimo custo-benefício para não depender apenas de indicações para alcançar mais clientes em potencial. Mas, talvez você esteja se perguntando: por que eu deveria me preocupar com isso?

Se você está recebendo muitas indicações, talvez tenha até mais clientes do que consegue atender no momento. Então por que se importar em alcançar mais clientes em potencial?

Vamos direto ao ponto: um dia, essa fonte pode secar. É claro que as indicações são uma ótima maneira de conseguir projetos de engenharia — até porque elas significam que seus clientes estão satisfeitos, a ponto de recomendarem seus serviços. Nesse contexto, há uma grande chance de que os clientes indicados também saiam satisfeitos. 

Mas você possui um programa formal de indicações? Isto é: incentivos para que seus clientes realmente queiram indicar colegas, além da iniciativa própria? Então, por melhor que seja seu serviço, você está dependendo da boa vontade de outras pessoas para alcançar mais clientes em potencial e novas fontes de receita para sua empresa. 

Isso parece bastante arriscado, não é mesmo?

A verdade é que, ainda que você tenha um ótimo programa de indicações, a fonte ainda pode secar. Depender apenas de indicações é ruim porque depender de uma única forma de captar clientes é ruim. O que queremos dizer é que todas as fontes podem passar por períodos de seca no marketing para engenheiros autônomos, em algum momento. E se você depende de uma única fonte, como fica sua empresa?

A resposta é simples: em maus lençóis. Você pode contrair dívidas, ter de pegar empréstimos ou aceitar trabalhos que, em outras condições, você normalmente não aceitaria. 

Confira mais artigos sobre marketing para construção civil no site da BuildV

Então, qual é a solução?

Se você chegou a esse artigo, talvez já esteja em um momento mais desafiador e pensando se deve investir em anúncios, conteúdo ou prospecção ativa. A solução, provavelmente, está no marketing digital, certo? Mas, afinal, como posso aumentar minha visibilidade online para alcançar mais clientes em potencial?

O certo é investir em todas as ferramentas: anúncios, conteúdo, prospecção ativa… Ou, então, investir no máximo de ferramentas possíveis, de acordo com suas possibilidades de fazer o marketing para engenheiros autônomos. 

Todas as maneiras de prospectar obras são importantes e contribuem para seu faturamento — inclusive as indicações. O problema está em depender de apenas uma delas, porque, como dissemos, todas podem passar por “períodos de seca”. 

Porém, a questão vai além disso. Quando descrevemos um funil de captação de clientes na construção civil — o cliente reconhece o problema, busca uma solução, encontra seu serviço e resolve entrar em contato — estamos descrevendo uma situação ideal. Na prática, a jornada do cliente costuma ser muito mais complexa. 

Funil de captação de clientes: uma jornada complexa

Vamos à um exemplo prático, para ilustrar — e precisamos dizer que esse é um exemplo que vale tanto para o marketing para engenheiros autônomos como também para as empresas de consultoria em engenharia e outros setores da construção civil. 

É uma realidade do mercado.

Uma pessoa pode ver um anúncio no Google enquanto pesquisava sobre uma dúvida. Então, entra no seu site, mas não entra em contato na hora — ainda que você tenha ferramentas de captação de leads no site. Mas essa pessoa pode seguir seu perfil no Instagram, pois gostou do conteúdo, e acompanhar por um tempo, antes de encontrar um artigo no blog que resolve outra dúvida — e começar a confiar na sua autoridade. 

A partir disso, essa pessoa vê uma campanha do Google Display que você criou para usuários que acessaram seu site mais do que duas ou três vezes. Essa pessoa pode clicar e ainda não entrar em contato, pois não precisa do serviço naquele momento. Então, ela poderá receber a campanha de remarketing no Instagram, criada para usuários que interagiram algumas vezes com o site ou assistiram seus vídeos no Reels por mais de dois minutos. 

Aí sim, depois de todos esses impactos, essa pessoa entra em contato pelo WhatsApp. E ela se torna um lead, que precisará ser convertida em cliente com sua estratégia comercial. Aliás, esse é um ponto indispensável: qualquer estratégia de marketing na engenharia é direcionada à captação de leads — clientes em potencial. Transformar leads em clientes, de fato, depende de sua estratégia comercial e da negociação. 

E esse é somente um exemplo. Existem inúmeros caminhos possíveis com o marketing para engenheiros autônomos ou para empresas de consultoria em engenharia. 

Pode parecer bastante complexo, mas a realidade é simples de compreender: se você possui mais canais de captação de leads, você tem mais pontos de entrada no seu funil de captação e mais possibilidades de caminhos para esse lead percorrer, até o momento da compra. 

Com isso, você tem muito mais conforto para trabalhar e fazer sua empresa crescer — sem medo de que, a qualquer momento, “a fonte seque” e você se veja em maus lençóis.

Leia também: 

Como aumentar minha visibilidade online para alcançar mais clientes em potencial?

Agora que você entendeu o problema de depender apenas de indicações e a necessidade de investir no marketing para engenheiros autônomos e empresas de consultoria em engenharia, vamos comentar sobre algumas possibilidades. 

Algumas ficaram bastante claras no exemplo que demos acima. Além disso, você pode saber mais sobre outras ferramentas de marketing na construção civil lendo mais artigos no blog da BuildV. 

De modo geral, o que não pode faltar é um planejamento de marketing — para você ter uma noção completa do que está fazendo, porque está fazendo e quais são seus objetivos. Dentro disso, é essencial ter:

Depois, você pode abrir todas as frentes que citamos ao longo do texto e nos outros artigos. É claro que, se você está no início, é difícil investir em tudo ao mesmo tempo — e há caminhos mais simples, para quem está começando. O marketing de conteúdo na engenharia funciona no longo prazo, por exemplo.

É por isso que aqui, na BuildV, nós criamos um método que consiste em três passos graduais:

  1. Receita: para você começar a captar clientes no curto prazo;
  2. Relevância: para você aumentar sua base de leads no médio prazo;
  3. Autoridade: para você se tornar autoridade no seu segmento, no longo prazo.

 

Esse modelo pode ser adaptado para cada empresa — e cada budget — com as diferentes ferramentas de marketing para engenharia. Mas o objetivo é que, no médio ou longo prazo, a sua empresa disponha de uma máquina de captação de leads consistente. 

Assim, você estará prevenido para eventuais períodos de seca desta ou daquela fonte. E não dependerá apenas de indicações, como dissemos desde o início do artigo.

Então, se você gostou de entender sobre esse assunto, confira nossos outros artigos para se aprofundar. E se você quer saber como aplicar esses princípios à sua realidade, que tal entrar em contato conosco