Confira 4 dicas práticas de Google Ads na construção civil para ter mais resultados

KYIV, UKRAINE - AUGUST 16, 2019: smiling businesswoman pointing with fingers at laptop with google

Quando falamos de Google Ads na construção civil, estamos falando de uma das melhores ferramentas de captação de leads disponíveis na internet. 

Investindo quantias de acordo com as possibilidades da empresa, você consegue aumentar bastante o número de acessos no site — aumentando também os contatos pelo WhatsApp, pedidos de orçamento, reuniões com prospects e, em última instância, fechar mais contratos.

Mas, como toda ferramenta, é necessário utilizá-la da maneira certa para obter os resultados esperados. Alguns erros são muito comuns nas estratégias de tráfego pago para construção civil — e vamos falar mais sobre eles, para ajudar sua empresa a ter melhores resultados

As dicas que mencionamos neste artigo, aliás, vem da nossa experiência na área, realizando campanhas de google ads para construtoras, engenheiros e outras dezenas de empresas do setor, que são nossos clientes na BuildV. Para saber mais sobre nossos serviços, clique aqui.

Isto posto, vamos às dicas — que são focadas no Google Ads, a plataforma que usamos com maior frequência no tráfego pago para construção civil. Se você quer saber mais sobre outras ferramentas de anúncios online para construtoras, sugerimos a leitura deste outro artigo.

1. Não confunda muitos cliques com bons resultados

A primeira dica é muito simples: uma campanha com muitos cliques no Google Ads não é sinônimo de bons resultados para sua empresa. Afinal, um site com muitos acessos, por si só, não gera contratos assinados ou receita. 

O resultado que você deseja envolve contratos assinados e receita, certo? O Google Ads pode contribuir bastante para isso, fornecendo leads qualificados que podem ser convertidos em clientes pelo seu departamento comercial

Então, mesmo que sua campanha tenha poucos cliques, você ainda pode ter bons resultados — se esses cliques vêm das pessoas certas, seus leads qualificados. Pense em uma empresa de construção de galpões que fecha alguns contratos por mês em um nicho muito específico: qual seria a utilidade de obter milhares de cliques em uma campanha para essa empresa?

Nesse contexto, os cliques e acessos ao site são o que costumamos chamar, no marketing para engenharia, de métricas de vaidade. Elas só servem para isso: para gerar um resultado impressionante nos relatórios. Os resultados que você realmente procura estão além desses números — são os leads qualificados.

É claro que podem existir campanhas de marketing para engenharia com outros objetivos que não sejam obter leads qualificados. O argumento que trazemos aqui é de sempre manter seu foco no objetivo principal da campanha e não nas métricas de vaidade. 

2. Segmente suas campanhas pelos serviços oferecidos

Todas as outras dicas que vamos dar, a partir de agora, se baseiam na primeira: os dados de cliques e acessos à campanha devem ser acompanhados, mas na medida em que servem ao objetivo principal. Mas a segunda dica é mais focada na configuração das campanhas

Um erro bastante comum, especialmente nas empresas que estão começando a fazer Google Ads para engenharia, é colocar anúncios para todos os serviços dentro da mesma campanha na ferramenta. Se você tem mais de um produto ou serviço, o ideal é fazer várias campanhas separadas, para controlar melhor os resultados. 

Isso porque, em muitos casos, um dos grupos de anúncios pode ter um desempenho fora da curva — muito melhor que os outros. Então, ele vai “sugar a verba” de todos os outros grupos, já que o Google Ads só consome aquele valor limitado por você na configuração. 

Desse modo, os outros serviços cujos anúncios não se destacam tanto no Google acabam com suas campanhas paradas — dando pouco ou nenhum resultado. Porém, você também precisa vendê-los, certo? Então, segmente as campanhas pelos tipos de serviços. Dentro de cada uma, você pode criar os grupos de anúncios focando nas diferentes maneiras que esse assunto é pesquisado no Google. 

3. Controle muito bem as palavras-chave utilizadas

Nas campanhas de Google Ads para construção civil que nós realizamos aqui na BuildV, é bastante comum deixarmos de lado as palavras-chave mais acessadas e escolher outras. 

Isso porque as palavras mais acessadas, além de serem muito caras e concorridas, podem ter uma correspondência muito ampla — e atrair pessoas que estão longe do seu perfil de cliente ideal. Então, para que gastar sua verba com elas? 

Pense no termo “projetos”, por exemplo. Quase toda profissão realiza projetos, de algum tipo. Ou mesmo “projetos de engenharia” — existem várias engenharias e diversos tipos de projeto, ainda que na engenharia civil. 

O que queremos dizer é que você deve escolher as palavras-chave que realmente têm a ver com seu negócio e negativar os termos que podem trazer usuários que, na verdade, querem outras coisas. Muitas empresas escolhem palavras-chave aleatórias e acreditam que estão tendo bons resultados porque há muitos acessos no site — mas as pessoas que acessaram estavam procurando outros serviços com nomes parecidos, que não o seu. 

Como não é isso que queremos, é importante prestar muita atenção ao planejamento da sua campanha, antes de colocá-la no ar, escolhendo os termos com cuidado. Mas também, você deve monitorar o perfil dos leads que estão chegando, para garantir que são qualificados.

4. Filtre os públicos que não são clientes

Toda campanha de Google Ads na construção civil receberá cliques de estudantes que estão pesquisando assuntos para seus trabalhos acadêmicos — é praticamente impossível passar ileso por isso. Mas há maneiras de diminuir esses acessos, otimizando sua campanha:

  • Evite palavras-chave muito específicas, que podem estar relacionadas aos assuntos que os estudantes buscam. Por exemplo: “projeto elétrico para sobrado de 2 andares com 3 suítes” tende a ser um estudante, já que um cliente vai procurar apenas “projeto elétrico para sobrado”, provavelmente. 
  • Se você precisa das palavras-chave mais específicas na campanha, porque você está oferecendo algum serviço relacionado a elas, é possível segmentar por idade ou tirar o público de estudantes universitários da sua campanha. 

Outro problema comum é receber contatos de fornecedores ou de pessoas procurando vagas de emprego. Nesse caso, você pode evitar que elas entrem em contato pelo WhatsApp ou se inscrevam como lead — fazendo seu comercial perder tempo filtrando a base de leads. 

Para isso, você pode incluir um formulário específico para fornecedores e uma página do tipo “trabalhe conosco”, no site. Assim, você direciona esses contatos para os locais corretos — e, quando precisar de um colaborador ou fornecedor novo, sabe onde encontrar. 

Como você pode observar, essas são dicas bastante práticas, para melhorar os resultados das suas campanhas de Google Ads para construção civil. Se você está em busca de uma empresa que auxilie diariamente nesse sentido, entre em contato com a BuildV — esses são os princípios que aplicamos nas campanhas dos nossos clientes e dão muito resultado.