Marketing digital para engenheiros: como se destacar com poucos recursos?

Team construction engineers working at construction site with blueprint on table

O marketing digital para engenheiros é essencial para você conquistar clientes e ganhar relevância no mercado. Afinal, quando você trabalha por conta própria, o seu nome é a sua marca — e, além do currículo, portfólio e da sua forma de trabalhar, é essencial comunicar tudo isso de forma eficiente. As pessoas precisam saber disso. 

Mas isso também é verdadeiro para as empresas de engenharia: ter profissionais que são respeitados no mercado ajuda a valorizar seu serviço — até porque um serviço sempre é prestado por profissionais, mesmo que por meio de uma empresa. Inclusive, dar destaque aos engenheiros ajuda a humanizar sua empresa de engenharia e dar uma cara para ela.

O marketing contribui para tornar seu nome conhecido no mercado de forma positiva. Ou seja, você (e seu trabalho) se torna uma marca confiável e respeitada. 

Assim, não é necessário depender apenas de indicações — algo que, como discutimos em outros artigos, pode ser muito perigoso para o futuro da empresa no médio/longo prazo. E sempre vale lembrar daquela máxima: é mais fácil um cliente virar amigo do que o amigo virar cliente. Logo, é importante ter outras fontes de captação de clientes, além dessa. 

Contudo, você talvez já saiba disso — e a grande questão é: como os engenheiros podem se destacar no meio digital, seja no marketing para engenheiros autônomos ou sendo parte de uma equipe, em uma empresa de engenharia? A resposta curta é: com muita estratégia e uma boa pitada de criatividade. Afinal, o marketing digital oferece muitas possibilidades!

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1. Defina seu público-alvo e pesquise sobre ele

A gente sabe que, na prática, trabalho é trabalho e todo cliente é bem-vindo. Mas todas as empresas, especialmente as menores, precisam saber em qual perfil de clientes vai focar seus esforços de captação. Não é possível falar com todo mundo — até porque, como diz o ditado, quem é amigo de todo mundo, acaba sendo amigo de ninguém. 

Ou seja, o primeiro passo é definir o público-alvo. Pensando no serviço que você oferece, você trabalhará com empresas ou pessoas físicas? Que tipo de empresas ou pessoas? No caso de empresas, quem são os decisores lá dentro? Quais critérios seu público-alvo leva em conta para decidir por um serviço como o seu?

Essas são questões que você precisa responder para criar uma estratégia de marketing digital para engenheiros — e você pode fazê-lo conhecendo mais sobre seu cliente, com as dicas que demos neste outro artigo. É possível fazer muitas pesquisas gratuitamente, usando apenas a internet e as redes sociais. 

2. Trace uma estratégia de marketing digital para engenheiros

Além do público-alvo, também é importante pesquisar sobre o mercado de maneira geral e sobre outras empresas que tenham um perfil parecido com o seu. Não para reproduzir a estratégia delas, mas para se inspirar — inclusive, melhorando o que elas não fazem bem.

O que queremos dizer é que você só poderá montar uma estratégia de marketing digital para engenheiros com base em referências. No marketing, nenhum projeto é criado “do nada”, por pura criatividade. 

A partir dessa base, que é como a fundação de uma obra, você pode construir a estratégia: o que você vai comunicar, em quais canais, contando com quais recursos? Seu foco estará no site ou nas redes sociais? Seu principal atrativo será o preço ou a qualidade? Você pode investir em anúncios? Se sim, o que esses anúncios vão dizer e para onde vão levar?

É importante ter em mente que nenhuma ação funciona sozinha. O funil de captação de clientes é complexo e você precisa de ações coordenadas para gerar impacto. E uma vez que você ainda não possui verba ou tempo para desenvolver diversas ações, é ainda mais importante ter foco — buscando otimizar os esforços. 

Para que tudo isso que nós falamos fique mais claro na sua mente, é possível dividir essa estratégia de marketing digital para engenheiros em três grandes fases:

  1. Receita: onde o foco é captar clientes no curto prazo, com baixo investimento;
  2. Relevância: onde você busca  aumentar sua base de leads no médio prazo;
  3. Autoridade: com o objetivo de conquistar autoridade, no longo prazo.

Esse, aliás, é o método que nós usamos com nossos clientes na consultoria de marketing para engenharia da BuildV.

3. Tenha objetivos claros e acompanhe resultados

Encontrar pessoas falando que investiram em marketing digital para engenheiros, “mas não tiveram resultado” é mais comum do que deveria ser. Mas é irônico que, em muitos desses casos, a pessoa não saiba explicar qual era o resultado esperado e o que aconteceu para que ele não viesse. 

Assim como uma construção, que deve seguir o projeto para ter um resultado esperado — uma casa, galpão, ou edifício, com certas características — o marketing digital necessita de metas claras e objetivas. Então, quantos clientes ou contratos você pretende conquistar até o fim do mês ou do trimestre? Para isso, quantas propostas você precisa apresentar? E quantos clientes precisam entrar no seu site ou falar com você?

Lembre-se de que o marketing para engenheiros autônomos ou empresas de engenharia segue uma lógica de funil: para conseguir dois contratos no fundo do funil, é preciso atrair bem mais que duas pessoas nas fases anteriores. 

A partir disso, torna-se muito mais simples acompanhar os resultados e fazer eventuais ajustes que podem ser necessários para melhorar suas ações. 

Leia também: Como calcular o retorno sobre investimento no marketing para engenharia

4. Preste muita atenção à estratégia de canais

Quando falamos sobre estratégia de canais, falamos principalmente sobre os recursos que você vai usar para se promover nas mídias digitais. Por um lado, é interessante pensar em várias ações coordenadas. Mas, por outro, você também não pode abrir várias frentes que não conseguirá manter depois. 

Sendo assim, de início, é muito importante ter:

  • Um bom site, com seu currículo, portfólio e contato. Ele pode ser básico, desde que seja funcional e tenha as informações necessárias.
  • Perfis nas redes sociais, atualizados com conteúdos interessantes na sua área, que ajudem a aproximar você de seus clientes, mas também mostrar que você é uma autoridade na sua área. 
  • Um contato de WhatsApp Business para atender aos leads que chegarem. 
  • Boas apresentações e propostas estruturadas para vender seus serviços. 

Depois disso, você pode enriquecer essa estratégia com artigos para um blog no site (para ranquear no Google), com anúncios online, produzindo vídeos para outras redes, criando uma newsletter via e-mail, entre várias outras possibilidades. 

Só não se esqueça de incluir CTAs (chamadas para ação) no site e nos conteúdos, para que as pessoas sigam você nas redes sociais, façam um orçamento sem compromisso, etc. As pessoas precisam saber onde te encontrar. 

5. Faça prospecção ativa nas redes sociais

Há algum tempo, nós publicamos um texto com 5 estratégias de captação de clientes com “custo zero”, para empresas que estão iniciando. Nesse sentido, uma das melhores ideias é “caçar” clientes nas redes sociais — a chamada prospecção ativa. Você pode fazer isso:

  • Seguindo empresas maiores nas redes sociais e respondendo aos comentários que essas empresas ignoram. Se eles não atendem a esse cliente, você pode atender.
  • Buscando termos e hashtags relacionados ao seu produto ou serviço nas redes, em especial no Twitter. Muita gente comenta que está precisando de algum serviço em seus posts — e você pode responder, oferecendo o seu.
  • Encontrar clientes no LinkedIn, procurando por profissionais que trabalham nas empresas que você deseja atender. 

6. Organize e acompanhe as propostas

A nossa última dica é muito simples: sua estratégia de marketing digital para engenheiros deve estar atrelada à estratégia comercial, de propostas e contratos. De pouco adianta você conquistar milhares de seguidores nas redes sociais se você não transformar isso em algo produtivo para sua empresa — propostas, contratos, clientes e receita.

Então, mantenha uma planilha atualizada com todas as propostas apresentadas e o status de cada uma delas. Faça um acompanhamento, entrando em contato com as pessoas que ficaram de dar uma resposta. Além disso, registre quanto tempo foi necessário até fechar o contrato e quais foram as principais objeções dos clientes, antes disso. 

Com essas informações, você pode melhorar sua estratégia comercial e de marketing. 

Por fim, é importante ter em mente que feito é melhor que perfeito. É melhor começar do jeito que você conseguir — sem as melhores fotos ou com um texto não tão profissional — do que manter suas redes sociais paradas e continuar dependendo de indicações. A ideia, é claro, é melhorar sempre que possível, mas nem tudo precisa estar perfeito. 

Quando possível, em termos de faturamento, contrate uma consultoria de marketing para engenharia para cuidar dessa parte para você, de modo que você possa focar em atender a todos os clientes que estão chegando. Mas enquanto isso não é possível, você pode curtir nossos conteúdos gratuitos nas redes sociais, que já trazem dicas bem interessantes para você mesmo aplicar ao seu marketing.