Os 7 principais desafios no marketing para construtoras (e como enfrentá-los)

imagem que representa marketing para engenharia

Toda estratégia de marketing exige cuidado e atenção, mas o marketing para engenharia pode ser especialmente desafiador. 

Para começar, a engenharia (e a construção civil, de modo geral) ainda não investe tanto em marketing digital quanto outros setores. Por isso, é mais difícil encontrar conteúdos específicos para estudar, campanhas para se inspirar e outros caminhos já trilhados nos quais você possa se basear. 

As imobiliárias e construtoras que vendem direto ao público já estão mais avançadas no que diz respeito ao marketing digital. Mas quando falamos de empresas de engenharia, especialmente no segmento B2B, é compreensível que exista alguma dificuldade.

E vale ponderar que esse debate também é influenciado por outra questão: a engenharia e o marketing são áreas muito diferentes. Embora o marketing leve dados em conta e utilize muita estratégia, ele não é nem de longe uma ciência exata como a engenharia. Isso pode ser desafiador para pessoas mais acostumadas aos desafios práticos da engenharia.

Por outro lado, o marketing para engenharia pode ser desafiador até para os profissionais de marketing — já que é muito diferente promover um produto/serviço para a construção civil do que vender produtos de consumo geral. É importante somar os conhecimentos e experiências das duas áreas para obter bons resultados.

Isso é algo que fazemos aqui na BuildV — uma consultoria de marketing para engenharia que tem engenheiros e especialistas em marketing em sua equipe. Ao longo do tempo em que estamos atuando na área, conseguimos observar algumas dificuldades nas empresas que nos procuram. A seguir, nós falamos um pouco mais sobre elas.

1. Ter expectativas de retorno imediato

Não existe um jeito fácil de dizer isso, então vamos direto ao ponto: se você está esperando retorno imediato no marketing para engenharia, provavelmente ficará frustrado. E se você conversou com alguém que promete retorno imediato, desconfie. 

Toda estratégia de marketing é um projeto em longo prazo e não seria diferente com uma área desafiadora como engenharia. Mesmo que você invista valores gigantescos em todas as plataformas, ainda não conseguirá um resultado do dia para a noite.

Até porque, como comentamos, o marketing para engenharia não é uma ciência exata. Por isso, há detalhes que demandam testes. Só assim podemos avançar com segurança.

Isto posto, há duas formas de solucionar esse problema. A primeira é focar nas iniciativas que geram retorno em receita num prazo mais curto. Assim, a empresa obtém os recursos para continuar investindo no longo prazo. A segunda é criar expectativas realistas, sempre mirando na construção de uma marca sólida no longo prazo.

2. Como começar no marketing para engenharia

É melhor gastar toda minha verba no Google Ads? Mas alguém me disse que o Instagram é o que dá melhores resultados. E o YouTube? E o Linkedin? Nós até publicamos um artigo sobre as várias plataformas de anúncios, já que essa é uma dúvida muito comum.

Por um lado, é lógico que você não pode abrir muitas frentes logo no início de seu projeto de marketing para engenharia. Mas essa questão não precisa ser tão complicada.

A verdade é que, se você precisa escolher algo para começar, um bom site e uma presença orgânica nas principais redes sociais é o mais importante. Além disso, é indispensável ter como receber os leads que chegarem, com uma estratégia comercial bem definida. 

Depois disso, você pode realizar pesquisas de público para entender em quais plataformas de anúncios investir uma verba maior. Mas, de modo geral, o Instagram é mais indicado às empresas B2C (consumidor final), o LinkedIn para os anúncios B2B e o Google Ads oferece bons resultados para ambos os segmentos, quando bem utilizado. 

3. Entender a diferença entre orgânico e pago

É fato que as redes sociais são gratuitas para utilizar, criar um perfil e publicar conteúdos. Mas o conteúdo orgânico é muito diferente do que você pode falar sobre sua empresa em anúncios — que são pagos. No mundo ideal, conteúdo orgânico e mídia paga devem estar juntos para obter bons resultados no marketing para engenharia.

A estratégia de marketing de conteúdo para engenharia consiste em criar materiais sobre sua área de atuação, mas que não fiquem necessariamente promovendo seu serviço. Até porque o excesso de autopromoção pode fazer com que as pessoas deixem de seguir seu perfil nas redes sociais: 40% das pessoas afirma fazer isso, segundo números divulgados pela Mlabs recentemente.

Além disso, nem todas as pessoas estão necessariamente prontas para comprar — e vão clicar num anúncio do seu serviço, assim que ele aparecer. O conteúdo serve para auxiliar nesse processo, ajudando a pessoa a avançar na jornada de compra.

4. Utilizar uma linguagem excessivamente técnica

O quarto item da lista está diretamente ligado à relação entre marketing e engenharia que mencionamos no início do artigo. Por um lado, é compreensível que os engenheiros deem mais atenção aos aspectos técnicos da profissão. Mas falar só disso gera anúncios que não são claros e persuasivos como devem ser.

Mesmo quando você vende seus produtos e serviços para outros engenheiros — pessoas que entendem todo o jargão técnico — o marketing para engenharia deve focar em outros aspectos, como benefícios da compra e necessidades do cliente. Aspectos mais técnicos ficam para um segundo momento, quando a gente já captou a atenção do cliente.

5. Não saber utilizar as plataformas corretamente

Muitas empresas simplesmente desperdiçam verbas de anúncios por dificuldades no uso das plataformas — seja no Google Ads, Meta Ads (Instagram e Facebook) ou LinkedIn. 

Uma das dificuldades mais comuns nesse sentido é oestudo de palavras-chave. Há muitas palavras-chave que parecem adequadas à sua campanha, mas que trazem um público que não é seu cliente. É comum, por exemplo, atrair estudantes ou candidatos a empregos por não saber selecionar palavras-chave de campanha.

Outra dificuldade comum é não saber segmentar os públicos. No LinkedIn, por exemplo, é possível segmentar pelo nível hierárquico da pessoa na empresa. Então, se o decisor é um gerente, por que você ainda está anunciando para analistas?

Para solucionar esse problema, existem dois caminhos. O primeiro exige tempo e esforço para estudar as plataformas e suas particularidades a fundo. A segunda é contratar uma consultoria de marketing para engenharia, como a BuildV. 

6. Estabelecer um processo comercial na empresa

Depois que sua estratégia de marketing para engenharia começa a dar resultados, o que fazer com os leads que procuram sua empresa?

Muitas empresas reclamam que “o marketing para engenharia não deu resultado”, mas os anúncios estão trazendo um número ótimo de leads. Enquanto isso, o real problema está “da porta para dentro”, em um processo comercial ineficiente. Então, pense muito nisso.

Se você quer saber mais sobre esse assunto, recomendamos este outro artigo, bem como os conteúdos da nossa gerente comercial Letícia Queiroz no Instagram da BuildV.

7. Não fazer follow das propostas comerciais 

Por fim, outro grande desafio que observamos nas empresas é acreditar que basta enviar uma proposta e esperar o retorno. Isso está diretamente ligado ao processo comercial que mencionamos no item anterior.

Resolver isso é relativamente simples: você precisa manter contato com as empresas (se possível, criando um fluxo de cadência com prazos pré-definidos), se mostrar disponível para esclarecer dúvidas e acompanhar esse lead ao longo da jornada de decisão. Forneça informações adicionais sobre a proposta e envie conteúdos interessantes para que o lead se lembre da empresa. Mas sem incomodá-lo, é claro.

Para concluir, precisamos ser sinceros em dizer que esses não são os únicos desafios do marketing para engenharia. Mas, resolvendo essas questões, você já estará trilhando um ótimo caminho. Ah, e se você precisa de ajuda nesse ou em outros desafios, não hesite em entrar em contato conosco. A BuildV está aqui para ajudar em seus projetos de marketing para engenharia. É só clicar nos botões de contato para mandar uma mensagem.