Automação de marketing para construtoras: quais processos automatizar

Quem está no setor há mais tempo normalmente se impressiona com as possibilidades oferecidas pela automação de marketing para construtoras. Isso porque há ferramentas que permitem automatizar processos que poderiam exigir horas ou dias até alguns anos atrás. Com a popularização da inteligência artificial, o alcance dessas ferramentas está se tornando cada vez maior — e elas são capazes de substituir muitos trabalhos manuais.

Com isso, as empresas podem economizar bastante  tempo e recursos, especialmente os recursos humanos. Isso permite conquistar eficiência e aumentar os ganhos em escala, o que tem grande potencial de aumentar o faturamento dos negócios. 

No entanto, precisamos sempre nos lembrar de que a eficiência nunca deve representar uma queda na qualidade do atendimento. E aí que entra a grande questão que queremos responder com esse artigo: quais processos precisam entrar em projetos de automação de marketing para construtoras — e quais devem ser deixados de fora?

A automação de marketing para construtoras e o atendimento

Na construção civil, as compras são mais complexas e costumam envolver somas muito maiores que em outros segmentos — uma característica comum do marketing B2B. Logo, um alto nível de confiança entre empresas e clientes, bem como a satisfação dos clientes de modo geral, são extremamente importantes para os resultados. 

Uma empresa que não tem clientes satisfeitos e que não constroi uma boa reputação tem grandes dificuldades no longo prazo. 

Pensando nisso, há quem acredite que a automação de marketing para construtoras não é possível — afinal, todos os processos precisam de atenção e contato humanos. Só que isso não é verdade. Pelo contrário: isso só evidencia a necessidade da automação.

Isso porque, com a demanda em crescimento e a busca por eficiência, algumas empresas que buscam reduzir o atendimento humano ou “cortam etapas” de processos. Afinal, seus recursos são necessários em outros setores mais essenciais ao faturamento. 

Contudo, em um setor como a construção civil, o atendimento é a última área que poderia ser reduzida ou cortada. Há dezenas de outras tarefas que podem ser automatizadas antes disso. Inclusive, com a automação de marketing para construtoras, sobra mais tempo para dar atenção ao que realmente importa: a conexão com seu cliente. 

O mesmo vale para etapas de estudo e estratégia, tão essenciais a projetos de engenharia. Em vez de tentar economizar tempo nessas tarefas — o que pode comprometer a entrega —, por que não utilizar a automação em outros processos?

Focando nas tarefas que podem ser automatizadas

Em resumo, a automação de marketing para construtoras deve ser aplicada, em especial, às tarefas repetitivas que geram pouco valor para o cliente. A seguir, nós trazemos alguns exemplos bastante claros disso, que você pode aplicar na prática.

  1. Respostas rápidas para dúvidas frequentes: Seja pelo WhatsApp ou redes sociais, esses clientes podem ser contemplados com a adoção de chatbots (robôs de texto) — desde que esse robô seja bem programado e haja fácil acesso a opções para falar com atendentes humanos. 
  2. Nutrição de leads com anúncios e conteúdo: Nem todos os clientes estão prontos para comprar seu produto ou serviço. Para não perder tempo atendendo-os, nem correr o risco de perder esses clientes no futuro, você pode inclui-los em fluxos de e-mails automáticos ou criar uma esteira de anúncios para engenharia
  3. Segmentação da base de leads: Seguindo na ideia do item anterior, você pode criar segmentações de clientes enviando formulários para preenchimento ou coletando dados de acesso ao site. Há ferramentas especializadas nisso.
  4. Análise de dados de marketing: Da mesma maneira, é possível compilar os dados e trazer informações relevantes para tomada de decisão sem investir horas e horas em ferramentas como o Excel. 
  5. Agendamento de reuniões automatizado: Essa é uma solução bastante simples, que envolve dar acesso a agenda dos vendedores ou consultores por um aplicativo, de modo que os próprios clientes escolham seu horário de atendimento. Por mais simples que pareça, isso pode economizar horas em ligações ou mensagens.
  6. Envio de e-mails e postagem em redes: Muitas horas podem ser “economizadas”, todos os meses, utilizando ferramentas de envio de e-mail e de gerenciamento de redes sociais para não publicar todos os conteúdos de marketing “manualmente”.
  7. Gestão de tarefas e de equipes: Em vez de anotar tarefas em cadernos e agendas ou em aplicativos simples como o Trello, é possível utilizar ferramentas que fazem uma organização das tarefas em fluxos automatizados — em especial para o setor comercial e de suporte ao cliente. 

Ou seja: nesta leitura rápida, você já encontrou sete ideias de como aplicar a automação de marketing para construtoras sem prejudicar o atendimento. Como dito, o objetivo é fazer exatamente o contrário: ter mais tempo para os trabalhos que geram valor para o cliente. 

O exemplo da BuildV na automação de marketing

Recentemente, nosso sócio Lucas Bianchini publicou um exemplo de como essas ideias são aplicadas na BuildV. Aliás, se você ainda não segue a BuildV e seus especialistas lá no Instagram, fica aqui nosso convite: nós estamos sempre publicando conteúdos úteis sobre marketing para engenharia por lá. 

Agora vamos ao exemplo: a BuildV automatizou todo o processo do início do contato até a organização das atividades pós-fechamento em um calendário. Isso porque o processo de contato em si não gera tanto valor para nossos clientes — o que mais importa é o projeto que vamos desenvolver junto ao cliente e o atendimento que prestamos nessa etapa.

Sendo assim, no momento em que o lead entra em contato, ele entra no CRM (plataforma de gestão do relacionamento com o cliente). Depois que ele adquire o serviço, de fato, sua demanda já é adicionada no software de gestão de tarefas — tudo automaticamente.

Da mesma maneira, os especialistas são notificados do começo do projeto, que já pode ser organizado num calendário com as etapas e respectivas datas de entrega. Enquanto isso, o cliente recebe um formulário com as principais informações que os especialistas têm que saber para iniciar os trabalhos. Esse formulário é enviado pelo ChatGPT para um servidor do Discord (aplicativo de mensagens), para que os especialistas recebam facilmente.

Na prática, esse fluxo economiza dezenas de horas mensais em trabalhos que não geram qualquer valor para o cliente e que não têm grande importância para o projeto: enviar um formulário, cadastrar uma demanda no gestor de tarefas e etc. 

Com isso, sobra mais tempo para estar junto ao cliente nos momentos onde ele realmente precisa de atenção, para criar estudos aprofundados e estratégias relevantes. Esse é o real benefício da automação de marketing para construtoras.