Como organizar uma estratégia de marketing de conteúdo para engenharia?

Desde 1996, quando o fundador da Microsoft, Bill Gates, disse que “o conteúdo é rei”, nós continuamos investindo no conteúdo como ferramenta de marketing. Isso porque trazer informações úteis é uma ótima maneira de se conectar com seus clientes, além de ajudar muito na captação de leads. Isso só se tornou mais importante desde 1996 — o conteúdo se mantém como rei e deve se manter por muito tempo. Por isso, se você ainda não criou uma estratégia de marketing de conteúdo para engenharia, está na hora de começar.

Pensar numa estratégia de marketing de conteúdo contribui muito para melhorar seus resultados nas redes sociais. Afinal, as pessoas não querem abrir o Instagram para olhar propagandas — mas se você oferecer conteúdo útil, elas podem ficar interessadas. É por isso que cada vez mais anúncios se parecem com conteúdos comuns da internet. 

Mas mesmo que você não aumente muito seus resultados em números de seguidores ou likes — o que não deve ser seu foco, aliás — um conteúdo interessante no Instagram e em qualquer outra rede funciona como vitrine para sua empresa. Isso ajuda você se mostrar como uma autoridade no seu segmento.

O marketing de conteúdo para engenharia também pode funcionar muito bem em blogs ou como artigo no site. Além de ajudar no posicionamento como autoridade, esses textos ajudam a ranquear seu site no Google.

A grande questão é que você talvez já saiba de tudo isso — e queira investir em marketing de conteúdo para sua empresa —, mas não saiba por onde começar. Foi exatamente para auxiliar pessoas com esse perfil que nós criamos esse artigo. 

1. Comece por seus objetivos de marketing e comunicação

Assim como naquela cena de Alice no País das Maravilhas, qualquer caminho é válido se você não sabe onde quer chegar. Por isso, para criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para engenharia, você precisa ter objetivos bem alinhados. Você pode utilizar o conteúdo para:

É claro que você também pode fazer tudo isso em uma mesma página do Instagram ou blog… Aliás, você pode fazer conteúdos sobre os mesmos assuntos. A questão é que as abordagens são bem diferentes para falar com alguém que já é cliente, com alguém que está na fase de decisão de compra ou com alguém que nem tem ideia de que precisa do seu produto/serviço.

Mas se você tem um foco para sua empresa, é importante traduzir isso para sua estratégia de conteúdo. Pense em quem são as pessoas que você quer alcançar no momento e quais tipos de publicações elas gostariam de ver nas suas redes. Elas querem informação? Elas já conhecem o produto? Elas gostariam de conteúdos de identificação e engajamento? 

Vale a pena separar um tempo para refletir sobre isso!

Leia também: Como conhecer mais sobre seu cliente e evoluir no marketing para engenharia?

2. Crie uma linha editorial geral

Uma vez que seus objetivos com o blog estejam bem alinhados, você pode delinear uma estratégia geral para o conteúdo — o que também podemos chamar de linha editorial. Em resumo, é um planejamento geral das publicações que você pretende criar na semana ou no mês. Ainda que você não siga a risca, é importante pensar nisso com antecedência.

Comece listando em quais redes você vai atuar: Instagram, Facebook (que ainda é muito popular em certos públicos e você pode usar os mesmos posts do Instagram), LinkedIn, YouTube, TikTok, e-mail marketing ou blog próprio dentro do site. Além disso, você deve definir a frequência de publicações em cada rede. 

Entre todas as possibilidades, recomendamos que você comece com:

  1. Um texto de blog por semana (ou quinzena), buscando responder às buscas que seu público faz no Google. Com isso, seu site pode começar a se tornar relevante nas buscas, em longo prazo.
  2. Publicações diárias no Instagram/Facebook, se você lida com público geral (B2C), focando em imagens/vídeos. Os stories podem ser postados sempre que possível.
  3. Se o seu foco é fazer negócios com outras empresas (B2B), recomenda-se usar o LinkedIn, com uma frequência menor (dois ou três posts semanais).
  4. Se você mantiver contato com seus clientes por e-mail, vale a pena criar ao menos uma newsletter mensal com suas principais novidades. 

A frequência ideal no marketing de conteúdo para engenharia

Aliás, muitas pessoas têm dúvida sobre a frequência de postagens ideal no Instagram. A verdade é que não existe um número único para todas as empresas e isso pode depender se você está investindo em anúncios ou contando apenas com o alcance orgânico. 

Porém, se levarmos em conta que o alcance orgânico da rede é muito baixo — e que você precisa impactar uma mesma pessoa várias vezes para que ela se lembre da sua marca —, o ideal é postar ao menos uma vez por dia, mas não mais que três vezes ao dia. Caso você invista em alcance pago, essa frequência pode diminuir. 

No LinkedIn, as publicações têm uma vida útil mais longa, de modo geral. Então, publicar todos os dias pode ocasionar uma “canibalização”, onde um post “rouba” alcance do outro. Sendo assim, uma vez por semana pode ser o suficiente, mas ao menos duas é o ideal, se essa rede for seu foco. 

3. Organize um calendário editorial

No item anterior, nós trouxemos uma visão “macro” da linha editorial — que valerá por um bom tempo, até você avaliar que seu marketing de conteúdo para engenharia necessita de mudanças. Agora, no item 3, vamos pensar numa visão “micro”, do dia a dia. 

No calendário editorial, vamos pensar nos assuntos sobre os quais vamos escrever e com qual frequência eles devem aparecer. Para tornar isso mais claro, vamos trazer o exemplo dos artigos da BuildV — como esse que você está lendo.

O nosso objetivo aqui é ranquear nas buscas do Google.

Então, nós começamos pesquisando as palavras-chaves mais importantes para o nosso setor de marketing para engenharia. A partir disso, selecionamos termos para escrever oito textos informativos mensais. Buscamos intercalar artigos que “envolvam” cada um dos serviços que oferecemos aos nossos clientes:

  • estruturação comercial;
  • consultoria de marketing para engenharia;
  • marketing de conteúdo para engenharia;
  • redes sociais;
  • desenvolvimento de sites;
  • coleta e análise de dados;
  • anúncios online;

Alguns temas que são mais úteis para a empresa — como a consultoria de marketing para engenharia — aparecem com mais frequência, pois podem ajudar a ranquear melhor nas buscas do Google. Outros temas mais específicos aparecem menos, mas estão sempre em nosso radar. Como dito, a ideia é trazer informações úteis para quem está pesquisando.

Mas esse é só o nosso calendário para blog. Nas redes sociais, buscamos trazer conteúdos na mesma abordagem informativa, porém mais curtos.

Além disso, se você achar válido para sua empresa, você pode criar editorias de bastidores, depoimentos, conteúdo de engajamento — que não vende o produto/serviço diretamente, mas gera identificação com o público. 

Por fim, se você está em dúvida do que abordar nas suas redes, você sempre pode realizar uma pesquisa em outras páginas que você admira, seja de concorrentes ou de empresas de outros segmentos. 

4. Escolha um método de organização

Esse último item será o mais breve do artigo, mas um dos mais importantes. Você precisa organizar sua produção diária em alguma ferramenta — que não seja a própria rede social.

Para isso, existem vários formatos. Tem quem goste de organizar tudo em uma planilha de Excel, em páginas do Notion ou cards do Trello. Em todo caso, não se esqueça de anotar:

  • Em qual rede o conteúdo será publicado;
  • Qual é o assunto desse conteúdo;
  • Qual o status da produção;
  • Qual é o prazo ideal para publicação;

Também é interessante organizar os conteúdos com um sistema de numeração e manter um registro das publicações já produzidas. Assim, se você tiver dúvida se algum assunto já foi abordado, pode consultar esse registro facilmente. 

A partir disso, você pode alinhar com sua equipe uma “reunião de pauta” quinzenal ou até mensal. Nesta reunião, todos irão propor ideias de conteúdo e as melhores serão incluídas na programação, de acordo com o método de organização escolhido. A partir disso, todos os responsáveis podem iniciar a produção dos conteúdos. 

A verdade é o que o marketing de conteúdo para engenharia não representa um grande desafio em termos de dificuldade. Contudo, ele pode ser bem trabalhoso e exigir bastante criatividade, especialmente no longo prazo. Então, se você quer investir nessa estratégia, pode ser interessante contar com auxílio profissional.

Caso você queira o auxílio de uma consultoria de marketing especializada em engenharia, entre em contato com a BuildV. Você pode fazer isso pelos botões de contato aqui no site.