Anúncios online para construtoras: em qual plataforma investir?

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Se você chegou até esse artigo — e quer saber mais sobre anúncios online para construtoras —, provavelmente quer evoluir em suas estratégias de marketing digital, com objetivo de atrair mais clientes, certo? Afinal, você pode conquistar bons resultados de forma orgânica, criando uma estratégia de marketing de conteúdo para engenharia. Contudo, o crescimento orgânico costuma ser mais lento e o alcance de algumas publicações pode ser reduzido. 

Por isso, se você quer realmente fazer contatos e captar mais clientes para a construtora — ou seja, vender —, é indispensável investir em anúncios online, em plataformas como LinkedIn Ads, Google Ads ou Meta Ads (Facebook e Instagram). Até porque, como ponderamos neste outro artigo, você precisa investir para ter retorno no marketing digital. 

Os anúncios online para construtoras oferecem resultados mais rápidos e consistentes (ainda que não seja de um dia para outro, é claro). Mas custam bem menos e são mais flexíveis que as mídias tradicionais, no sentido de que você pode começar sua campanha com uma verba reduzida e aumentá-la ao longo do tempo. Além disso, pode trabalhar com várias plataformas e formatos, adequando seu investimento em cada um, conforme a necessidade. 

Pensando nisso, quem está começando no marketing para construtoras costuma ter dúvidas sobre as plataformas — afinal, qual é a mais indicada para investir? Esse é o assunto principal do artigo de hoje, onde apresentamos as opções mais interessantes de anúncios online para construtoras, bem como as semelhanças e diferenças entre elas, para que você entenda qual se adequa melhor à sua realidade.

Olhando especificamente para o marketing para engenharia, é possível reduzir o universo de opções da mídia digital para três opções:

  1. LinkedIn Ads;
  2. Google Ads;
  3. MetaAds (Instagram e Facebook);

Existem opções de compra direta com veículos especializados no setor, além da possibilidade da mídia programática em sites. Porém, estas são mais indicadas para quem já faz anúncios online nas redes sociais há algum tempo e procura outras opções. Se estamos pensando em custo-benefício — ou, melhor, retorno sobre investimento (ROI) — essas três plataformas são as melhores opções. Por isso, é nelas que nos concentramos nesse artigo.

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1. LinkedIn Ads:

Indicada para: negócios B2B, que vendem para outras empresas

O primeiro quesito, em qualquer decisão de marketing digital para engenharia, é ter certeza de com quem você quer conversar. Se a sua empresa costuma negociar com outras empresas — o que chamamos de marketing B2B —, você precisa fazer anúncios online no LinkedIn. 

Muitos profissionais, especialmente em profissões de alto nível da construção civil, utilizam o LinkedIn diariamente — em busca de conexões profissionais, conteúdo relevante, atualizações sobre o mercado… Fazer anúncios online no LinkedIn posiciona sua empresa em meio a esse conteúdo. 

É um contexto muito mais propício para diversos segmentos da construção civil, que realizam negócios com outras empresas. Somente para citar algumas possibilidades, o LinkedIn Ads é bastante indicado para:

  • consultorias de engenharia;
  • fornecedores de materiais (aço, concreto, pré-fabricados, etc);
  • empresas de serviços gerais;
  • construtoras e projetos para indústria/comércio;

Isso porque, apesar de fazer negócios com empresas, você precisa impactar os tomadores de decisão dessas empresas, correto? Essas pessoas estão em outras redes sociais — mas para tratar de suas vidas pessoas. É no LinkedIn que eles estão para falar de trabalho, que é o contexto que seu produto atende. 

Anúncios online para construtoras no LinkedIn Ads

Como dito, o primeiro passo é saber com quem você quer conversar. Contudo, o Linkedin Ads permite que você seja bem específico nisso, segmentando os perfis por região, segmento em que trabalha, tamanho da empresa e até o nível hierárquico.

Sendo assim, você pode exibir anúncios online no LinkedIn para os tomadores de decisão das empresas — como área de compras, suprimentos, qualidade, segurança do trabalho, facilities, engenharia, projetos… 

Mas você precisa definir muito bem o público, internamente, antes de iniciar a campanha. Caso contrário, pode exibir seus anúncios para pessoas que nem estão na cadeia de decisão do seu produto/serviço — como diretores, sendo que a decisão é tomada por um gerente de compras. Ou, então, anunciar para empresas que não seriam suas clientes — como pequenas empresas, quando seu foco é nas grandes construtoras.

Dito isso, é importante aliar seus anúncios online no LinkedIn com uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Com isso, mesmo que as pessoas não cliquem no anúncio, elas podem acessar a página da sua empresa e acompanhá-la por lá. Também é interessante que seu comercial esteja na rede, pronto para realizar conexões com possíveis clientes. 

Dito isso, um dos principais formatos do LinkedIn é, justamente, o InMail — que envolve enviar uma mensagem para um possível decisor. Além disso, você pode fazer posts patrocinados ou anúncios em texto, imagem, vídeo e carrossel (slides). Mas é importante também considerar que, ainda que o LinkedIn entregue bons resultados em leads B2B, ele costuma ser mais caro do que as outras opções dessa lista. 

2. Google Ads

Indicado para captar intenção de compra em públicos diversos

Se a sua empresa vende para outras empresas, você pode anunciar no Google Ads. Se você vende para pessoas físicas, também. O Google Ads é bastante democrático. Mas existe uma grande diferença entre ele e as outras plataformas: em vez de segmentar anúncios por perfil, você exibe anúncios em determinadas palavras-chave das pesquisas.

Por isso, o Google Ads é indicado para captar a intenção de compra de quem já está fazendo pesquisas sobre seu produto/serviço. Em especial se for um produto de demanda imediata e jornada do cliente curta — para entender mais sobre isso, leia este outro artigo. Nesses casos, existe uma grande chance de exibir anúncios no exato momento em que seu cliente precisa e está procurando por uma empresa. 

Alguns exemplos são a locação de equipamentos e materiais de construção.

É claro que o Google Ads pode ser útil em situações de jornada de compra mais longa, sendo possível fazer anúncios online para construtoras, consultoria de projetos executivos, perícias técnicas e outros segmentos. Mas você precisa ter um cuidado ainda maior com a escolha de palavras-chave, os textos dos anúncios e o ambiente que vai receber esse cliente, ao clicar no anúncio. E você precisa ter um site bem feito, para que sua empresa faça uma boa imagem.

Além disso, é interessante combinar o Google Ads com outras estratégias de marketing para engenharia, como o SEO (otimização do site para mecanismos de busca) e ferramentas para captação de leads no site. Com isso, você “aproveita melhor” aquele anúncio, garantindo que a pessoa continuará em contato com a sua empresa por outros canais. 

Por fim, você também precisa saber que é possível fazer anúncios online para construtoras na chamada Rede de Display do Google. Ao contrário das pesquisas, que são apenas em texto, a rede de display permite utilizar imagens em banners que são exibidos em diversos sites — de acordo com seu público-alvo, é claro. Essa é uma ótima ferramenta de remarketing — isto é, impactar pessoas que já tiveram contato com sua marca, mas precisam ser lembradas disso.

Google Ads para engenharia e construção civil

Falando um pouco mais sobre as especificidades do Google Ads nesse segmento, é essencial entender que essa ferramenta trabalha com planejamentos de palavras-chave. Nesse sentido, cada palavra tem um custo diferente e os anúncios são vendidos em sistema de leilão: você define o valor máximo que se dispõe a pagar e o Google trabalha com essa faixa.

As palavras mais buscadas e mais concorridas podem custar mais caro (mas não sempre) e há palavras que podem custar bem caro, mas você precisa manter por questão de estratégia — cada caso é um caso, e depende dos seus objetivos. Porém, de modo geral, nós sugerimos uma estratégia que misture termos com muitas buscas e termos mais nichados (long tail).

Mas, como dito, isso depende de bastante análise — por isso, pode ser indicada a contratação de uma consultoria de marketing para engenharia, especializada nesse serviço.

3. MetaAds (Instagram e Facebook)

Indicado para captar a atenção de consumidores finais

Como usuários, nós somos impactados diariamente por anúncios nessas redes sociais, não é mesmo? E é possível que sua empresa apareça no feed ou nos stories dos clientes. Contudo, você precisa compreender que essa plataforma tem um papel diferente na estratégia. 

O Instagram é mais focado no visual, com abordagens emocionais — é uma questão de atrair ou seduzir o cliente, por assim dizer. 

Além disso, como falamos anteriormente, essa é uma rede social que as pessoas utilizam em suas vidas pessoais, para acompanhar a vida dos amigos e os assuntos que lhe interessam. Pensando nisso, anúncios relacionados a trabalho ou de produtos/serviços com perfil técnico (fundações e lajes pré-moldadas, por exemplo) podem ficar deslocados. 

Então, para quem indicamos o Instagram Ads para engenharia e construção? Para empresas que lidam com consumidor final, como construtoras residenciais e escritórios de arquitetura. Além disso, empresas que oferecem soluções inovadoras — ainda que para outras empresas — podem se beneficiar dessa plataforma.

Isto posto, é interessante explicar que você pode aliar seus anúncios online para construtoras no Instagram com formulários de contato e botões para conversar no WhatsApp. Isso oferece ótimos resultados para construtoras residenciais e lançamento de empreendimentos. E assim como o Google Display, o Instagram Ads para engenharia é ótimo para fazer remarketing.

Conclusão: em qual plataforma investir?

Antes de responder à pergunta de um milhão de dólares, devemos ponderar que os anúncios não devem ser sua única estratégia de marketing para engenharia — se você “apostar todas as suas fichas” nisso, corre risco de desperdiçar seus investimentos. 

Você deve conectar seus anúncios, em qualquer plataforma, a uma estratégia de marketing de conteúdo e captação de leads, bem como uma estratégia comercial eficiente, que receba bem os potenciais clientes e os conduza ao momento da compra. 

Além disso, os textos dos anúncios devem ser sempre claros e diretos, terminando com uma chamada para ação (CTA) — embora, nem sempre, essa chamada será para a compra, uma vez que nem todos os leads estão nesse estágio. Você pode fazer chamadas como “saiba mais”, “entre em contato”, “acesse nosso site” e outras, dependendo do anúncio. 

De qualquer maneira, fazer testes, acompanhar resultados e aplicar melhorias constantes aos seus anúncios é indispensável. Inclusive para saber em qual plataforma investir.

A verdade é que não existe uma única resposta para essa pergunta. Todas as plataformas de anúncios online para construtoras podem ser indicadas para diferentes tipos de empresas ou até para as mesmas empresas, mas cumprindo papéis diferentes na estratégia. Para decidir, deve existir uma etapa de planejamento, analisando seu negócio e objetivos a fundo. 

Se você quer conversar mais sobre esse tipo de trabalho, entre em contato conosco. Também aproveite para ler outros conteúdos sobre marketing para engenharia no blog da BuildV.