Branding na engenharia: entenda como e porque construir uma marca para sua empresa

Brand Branding Advertising Trademark Marketing Concept

O branding na engenharia é uma estratégia de marketing que visa a construção de marca no médio ou longo prazo. Então, envolve ações que não necessariamente vão gerar vendas ou receita de forma direta, mas que vão criar uma determinada imagem para a empresa.

Exatamente por isso, ele costuma ser subestimado ou colocado em um patamar inferior ao de outras estratégias — como o marketing digital ou os anúncios online.

Entretanto, ele deveria ser uma das prioridades em qualquer estratégia de marketing para engenharia. Afinal, é por meio do branding que sua empresa pode realmente se destacar no mercado, criando uma conexão mais forte e estável com o público. 

Isso porque, quando falamos em branding, estamos falando de identidade e reputação. Estamos falando do que o mercado e seus clientes sentem quando ouvem o nome da sua empresa ou veem o logotipo em algum lugar da cidade. Sua marca inspira confiança? Ela transmite solidez? Ela nos remete a algo moderno ou a algo antigo?

Este é um processo que acontece de forma muito mais inconsciente para os clientes, mas que nós podemos construir de forma consciente, aplicando os princípios do branding na engenharia à sua estratégia de marketing. Neste artigo, nós contamos mais sobre como fazer isso, na prática.

Entendendo o branding na engenharia

Como dito, o branding é a construção de uma marca. Então, antes de tudo, é importante refletir sobre o que é uma marca. 

A marca é algo que vai além da própria empresa, seus produtos/serviços e até mesmo vai além do logotipo ou slogan. A marca é o conjunto de significados positivos que é atrelado ao nome da empresa. É uma série de associações que se constrói de maneira muito mais inconsciente do que consciente, nas mentes dos clientes — e que acontece independente do que sua empresa faz. Mas você pode atuar de forma consciente, nesse processo.

O que queremos dizer é que sua empresa tem uma marca e as pessoas sentem coisas em relação a ela, independente do que você faça. Mas, com o branding na engenharia, você pode realizar ações proativas para construir essa marca e atrelar significados positivos à sua marca, ao longo do tempo. 

Você já parou para pensar porque algumas empresas podem cobrar mais por um serviço ou produto aparentemente semelhante, quando não inferior? Por que muitas pessoas têm uma fidelidade quase inabalável a certos produtos? Por que algumas marcas são como um sinônimo daquela categoria? Por causa do branding.

Uma marca bem construída torna a empresa mais reconhecida e respeitada no mercado, estimula a fidelização de clientes e facilita a atração de novos contratos. Isso se reflete na receita, mas no longo prazo. 

 

É claro que esse conceito se torna mais simples de entender quando falamos de empresas milionárias e multinacionais, de produtos de consumo. Porém, o branding tem seu espaço na engenharia — e é uma ferramenta poderosa para sua empresa se destacar no mercado.

Mesmo no contexto B2B, quando empresas se relacionam de forma bastante racional com outras empresas, existe a construção de marca. Na verdade, é exatamente nesse contexto que o branding na engenharia se mostra importante: a reputação de uma empresa, nesse caso, é indispensável. E o branding pode ajudar a construí-la. 

Você talvez pense que o trabalho da empresa fala por si — e nada mais importa. Por um lado, a experiência do cliente realmente é um dos pilares do branding. Mas existem outros, que podem fazer com que a qualidade do seu trabalho seja ainda mais reconhecida. 

A seguir, nós vamos falar mais sobre eles. 

5 passos essenciais do branding na engenharia

Quando falamos de construção de marca, é importante compreender que se trata de um trabalho de longo prazo e que demanda uma série de ações coordenadas. Não é uma só campanha, nem um único investimento que fará sua marca ser a mais respeitada de um determinado segmento. 

Porém, justamente por esse ser um processo de longo prazo, é que você pode trabalhar o branding na engenharia com calma — sem tanta pressão por resultados rápidos. Com isso em mente, vamos apresentar alguns pilares importantes desse trabalho. 

1. Conheça seu público

Como dito, a marca é construída na mente do público. Então, para construir algo na mente de alguém, você precisa conhecer essa pessoa, certo?

Além daquilo que você já sabe sobre seus clientes, pelo contato diário com eles, você pode realizar pesquisas, ler reportagens e relatórios, bem como coletar dados das campanhas e redes sociais para conhecer seu público a fundo. 

Assim, você pode identificar o que ele já pensa sobre sua empresa, mas também quais são os aspectos que ele mais valoriza nessa compra: confiança, qualidade, rapidez… O que seu cliente busca e quais atributos positivos você quer atrelar à sua marca?

2. A marca em si

Quando falamos em branding na engenharia, muitas pessoas pensam apenas no logo ou no slogan. Isso é importante, claro, mas é apenas uma parte do trabalho. 

Dito isso, defina os aspectos básicos da marca — como missão, visão e valores — com toda atenção. Crie (ou contrate um profissional para criar) uma identidade visual que não seja apenas bonita, mas que comunique os valores que você deseja transmitir. 

A identidade visual inclui o logotipo, as cores, a fonte e outros elementos gráficos que irão aparecer em todos os materiais de divulgação da empresa. Nesse sentido, cada elemento tem o poder de transmitir uma sensação ou valor. A Nike não tem aquele símbolo curvo e dinâmico — que você já visualizou, só de ler o nome da empresa — por acaso.

3. Tudo é branding

É nesse pilar que falamos sobre a experiência do cliente. Sim, o seu trabalho e os aspectos técnicos da entrega contribuem muito para a construção de marca. Contudo, mais do que fazer seu trabalho com qualidade, o que mais você pode agregar à experiência, que ajude a construir uma marca com os valores e atributos pretendidos?

Dando um exemplo bem simples, se você quer construir uma marca sólida e tradicional, não convém fazer reuniões em um escritório moderno e colorido. Muito menos publicar fotos com um canteiro de obras desorganizado — a solidez pressupõe organização.

É na soma de todos os detalhes que o branding na engenharia acontece. 

A identidade visual e os elementos textuais da marca devem estar presentes em todos os pontos de contato: da assinatura de e-mail à fachada do escritório. Isso inclui materiais de divulgação, relatórios, a apresentação de propostas, o site, e todas as outras entregas.

4. Comunicação online e marketing

Essa é a parte que costuma receber mais atenção no marketing para engenharia. Por isso, é interessante observar que ela também tem papel no branding — afinal, essa é a primeira camada do relacionamento dos clientes com a empresa. 

Dessa maneira, o tipo de conteúdo que sua marca publica nas redes sociais, a identidade visual dos posts e o modo como a empresa responde (ou não responde) aos comentários… — tudo contribui para construir a imagem da empresa nas mentes dos clientes.

Nesse sentido, além de investir em anúncios online buscando resultados de curto prazo, é importante criar publicações e campanhas que reforcem os valores da marca. Mesmo que isso não se traduza em vendas, diretamente, é importante para o branding. 

5. Seja consistente no longo prazo

Como estamos reforçando desde o início do texto, o branding na engenharia não é uma estratégia de curto prazo, que traz resultados rápidos. É como a construção de um edifício: tijolo por tijolo, dia após dia. Depois de um tempo, um piso é construído. No longo prazo, o edifício está de pé e pode ser inaugurado. 

Além disso, ser consistente é indispensável. Como falamos, tudo contribui para o branding e a marca é construída pela soma de todos os detalhes. Por isso, você e sua equipe devem prestar atenção para que tudo “converse”: das redes sociais ao escritório da empresa. 

Para concluir, a realidade é que todo empresário quer ter uma marca valiosa — você pode pensar em diversos exemplos no seu segmento —, mas poucos conhecem a importância do branding na engenharia. Agora que você leu esse artigo, esperamos que esse conceito tenha ficado mais claro para você. 

Se você quer conferir outros conteúdos sobre marketing para engenharia — e saber mais sobre iniciativas que podem ajudar a construir sua marca — continue acessando o site da BuildV.