Conheça 5 ferramentas para captar clientes na engenharia (além das redes sociais)

dois homens sentados num banco, negociando, representando a captação de clientes na engenharia

Saber como captar clientes para engenharia é um desafio para a maioria das empresas e profissionais da área — não é uma exclusividade sua ter dificuldades com isso. Aliás, é por isso que consultorias como a BuildV existem: para unir marketing e engenharia, ajudando empresas e profissionais a anunciarem melhor seus serviços. 

Nesse trabalho, nós encontramos pessoas em diversos estágios de conhecimento sobre o marketing para engenharia. Desde aqueles que ainda precisam ser convencidos de que as mídias digitais são o melhor meio para investir até aqueles que já sabem muito bem disso e só têm dificuldade em obter resultados

Se você faz parte do primeiro grupo, recomendamos que leia outros artigos aqui no site da BuildV e siga nosso Instagram — o que não faltam são argumentos para convencê-lo. Mas se você está no outro perfil mencionado, esse artigo é para você. 

Vamos lá: realmente, perfis nas redes sociais são ótimas ferramentas para captar clientes para engenharia. Mas não são as únicas. Longe disso!

Na verdade, pensando em como as redes sociais são voláteis — os algoritmos mudam toda hora, o alcance orgânico cai lá embaixo, novas redes surgem e desaparecem… — o melhor que você faz é diversificar seus métodos de captação de clientes. Com isso, você não fica refém deste ou daquele método, nem corre risco de perder todo seu faturamento de uma vez, caso algum método falhe. 

Mas então tá. Suponhamos que você concorde com essa ideia de ir além das redes sociais: então em quais métodos para captar clientes na engenharia você pode investir? A seguir, a gente traz cinco sugestões — que, para sermos sinceros, são bem simples e toda empresa ou profissional pode adotar. 

1. Um bom site (com otimização de SEO)

Para nós que trabalhamos com marketing, é curioso ver como as pessoas subestimam a importância do SEO — isto é, a otimização para mecanismos de busca. Ainda mais em um setor como o marketing para engenharia, que ainda está engatinhando no meio digital. 

Isso porque a grande maioria de  nós tem costume de pesquisar no Google sobre todos os produtos ou serviços de que precisamos — é automático. E se você faz isso, como cliente, é claro que o seu cliente também faz isso quando precisa de algo. Então, faça um teste:

  1. Abra uma aba anônima do navegador
  2. Pesquise o seu produto ou serviço

Se sua empresa não aparece na primeira página dos resultados, também não vai aparecer quando seu cliente pesquisar. E isso é um problema — especialmente para os engenheiros autônomos que, em muitos casos, nem tem site, apenas perfis nas redes sociais. 

Sendo assim, aqui está nossa primeira dica: crie um bom site para engenharia. Busque se certificar de que ele está bem programado, é otimizado para dispositivos móveis e carrega rápido. Esse é o primeiro passo para se destacar em resultados de buscas e captar clientes para engenharia por esse meio.

2. Marketing de conteúdo (além das vendas)

Achou que nossa próxima dica seria anúncios no Google? Achou errado. 

É claro que os anúncios para engenharia são importantes, mas a gente tem vários outros artigos sobre esse assunto aqui no site. A gente recomenda bastante que você leia:

Mas além de pagar para aparecer nos primeiros resultados das buscas, você pode investir para se destacar organicamente, com o SEO. Até porque isso também ajuda a diminuir o custo dos seus anúncios e etc.

Pensando nisso, nossa próxima dica é investir em conteúdo de qualidade, dentro daquilo que seu cliente costuma buscar na internet. Por exemplo, se você é um engenheiro que faz projetos de reformas, publique artigos sobre “reforma de banheiro”, “reforma para casas” e todos os outros temas que façam seu site se tornar relevante. 

Depois, você pode “desdobrar” esse conteúdo em publicações nas redes sociais, inclusive.

Esses artigos não necessariamente vão atrair pessoas prontas para fazer uma reforma — e para contratar você. Mas vai mostrar que seu site e você são boas referências no assunto. E assim, quando essa (ou outra) pessoa quiser mesmo reformar, há mais chance do seu site aparecer para ela nas buscas. É um método “indireto” de captar clientes para engenharia, mas muito efetivo.

3. E-mail marketing (sim, isso funciona)

Você talvez esteja pensando que você nunca abre os e-mails das empresas. Mas a gente não pode fazer marketing pensando apenas na gente — precisamos pensar nos clientes ou no perfil ideal de cliente. E talvez o e-mail marketing seja interessante por esse lado.

O e-mail marketing é uma ferramenta bastante eficaz para manter relacionamento com clientes (e leads que estão demorando para serem convertidos). Você pode utilizá-lo para enviar informações úteis, novidades da empresa, atualizações sobre projetos concluídos e links para conteúdos do seu site — o que se relaciona com a dica anterior.

Só não faça e-mail marketing achando que essa é a salvação da sua lavoura e que você vai captar clientes “a rodo” com ele. A taxa de abertura costuma ser baixa — menos de 5% dos e-mails enviados. Mas, se você enviar e-mails para muita gente, pode ter bons resultados, até porque isso é algo muito barato e rápido de fazer.

4. Parcerias estratégicas (com outras empresas)

Se as empresas imaginassem como podem captar clientes para engenharia formando parcerias com colegas de outro segmento, o mercado seria outro… 

Para começar, você pode oferecer serviços em conjunto. Seu projeto de engenharia com o projeto arquitetônico do colega, por exemplo. Vocês também podem compartilhar leads e prospecções (desde que respeitando a LGPD, lei geral de proteção de dados) para abordar clientes que precisem dos serviços de um e de outro. 

Além disso, vocês podem compartilhar esforços de marketing. Um exemplo bem simples é o link building em outros sites. Basicamente, isso envolve publicar um artigo falando do seu serviço (e direcionando pro seu site), no site de outra empresa complementar. Isso é algo bem comum em outros segmentos, mas pouco visto no marketing para engenharia.

Architecture Engineer Teamwork Meeting

5. Sair um pouco do meio digital

Para terminar, nossa última dica envolve sair do meio digital — pelo menos um pouco. 

Assim como as redes sociais não são o único método de captar clientes para engenharia no meio digital, o próprio digital não é o único método de captar clientes, no todo. É claro que, quando comparado com as mídias tradicionais, o digital é infinitamente melhor. 

Mas não é o único meio. 

Você não pode se esquecer do bom e velho networking ou da presença em eventos e feiras do setor. Isso contribui muito para expor sua marca para possíveis parceiros, clientes e por aí vai… Se você puder marcar presença como expositor ou palestrante, ainda melhor.

Só não se esqueça de “amarrar” tudo, como dissemos: faça cartões de visita bonitos, com links ou QR Code para suas redes sociais e seu site; comente sobre seus conteúdos e suas iniciativas de marketing digital e convide as pessoas a seguirem; entre outras ideias.

Para usar um termo que está na moda, é importante “pensar fora da caixa”, especialmente se você não tem tanta grana para fazer anúncios nas redes sociais, como diversas grandes construtoras. Esperamos que esse artigo ajude você a fazer isso.