Site para construtora: 6 itens que não podem faltar no seu

Entre todas as ferramentas que podem compor uma estratégia de marketing digital para engenharia, o site para construtora provavelmente é uma das mais importantes. Afinal, esse é o local onde você tem mais espaço para falar sobre a empresa e seus serviços.

Sim… Por mais que as redes sociais ajudem bastante na hora de mostrar suas qualidades e conquistar mais clientes, o site para construtora continua sendo fundamental. Isso porque as redes sociais são um ambiente externo — onde você disputa a atenção das pessoas com os contatos delas e com outras marcas. 

Além disso, as redes sociais são ideais para o compartilhamento de conteúdo dinâmico — como publicações, textos e fotos, que ficam por um tempo na linha do tempo dos usuários até sumirem. Com o site, você pode manter um conteúdo perene, que se manterá por um bom tempo, independente de quando as pessoas acessarem. 

O site para construtora também auxilia bastante na captação de leads e clientes. Mesmo que as redes sociais contribuam para isso e permitam o envio de mensagens via direct, os sites são muito mais eficientes nesse sentido. Isso porque você pode agregar formulários, chat online e botões de WhatsApp que facilitam bastante o contato. 

Por fim — e talvez seja o argumento mais importante — ter um site permite que a empresa apareça nas buscas do Google. Dessa forma, no mundo ideal, seus potenciais clientes irão pesquisar por seu produto/serviço, chegar ao seu site, conhecer a empresa e usar alguma ferramenta de contato para falar com você. Aí, esse lead entra no seu fluxo comercial para uma eventual conversão. 

Contudo, para que esse mundo ideal fique mais próximo da realidade, seu site precisa ser bem construído — não é qualquer site que vai garantir esses resultados… Pensando nisso, há itens obrigatórios que seu site para construtora precisa ter. Saiba mais sobre eles.

1. A estrutura do site para construtora

Toda construção começa por uma boa fundação, não é mesmo? Com um site, é a mesma coisa: tudo começa pela parte técnica. 

Isso permite que o site funcione com estabilidade e carregue adequadamente em todos os aparelhos. Até porque carregar rapidamente é um dos atributos que o Google analisa para ranquear as páginas da internet nas buscas.

Você até pode criar um site sozinho, utilizando construtores de sites como o WordPress, se não tiver nenhuma verba para contratar um profissional. Porém, considerando como essa parte técnica é importante para a qualidade do site (e o site para seu marketing digital, em geral), vale a pena tentar priorizar esse investimento. Dito isso, os três passos essenciais para começar a construção de um site para construtora são:

  1. Registrar um domínio — nomedaconstrutora.com.br, por exemplo.
  2. Comprar um serviço de hospedagem, que é o servidor onde seu site ficará salvo.
  3. Programar (ou utilizar um construtor como o WordPress) para criar o site em si.

2. Um design responsivo, funcional e bonito

É possível dizer muitas coisas sem dizer uma única palavra, apenas com o design do site. Pense que um site para construtora é a vitrine da sua empresa — em muitos casos, esse é o primeiro contato que os clientes têm com a marca. E a primeira impressão é a que fica!

Sendo assim, o design do site — ou seja, a parte visual — precisa ser muito atraente, para que as pessoas realmente tenham uma boa impressão da sua empresa e queiram saber mais sobre ela. Mas esse design precisa estar alinhado à identidade visual da empresa, é claro — a mesma identidade utilizada nos posts para redes sociais e outros materiais.

Só que o design não diz respeito apenas à estética: o site para construtora também precisa ser funcional, com fácil acesso às informações. Pense nos sites que você costuma acessar: se você precisa acessar um determinado menu, é simples saber onde ele está?

Falando em informações, seu site deve permitir uma boa leitura de todos os textos, dados e gráficos que você incluir sobre sua empresa. Afinal, é com isso que você vai “vender seu peixe”, não é mesmo? Mas nós vamos falar mais sobre isso no próximo item.

3. As informações da empresa e do trabalho feito por ela

O próximo item é um dos mais importantes. Ainda assim, acaba sendo negligenciado em muitos sites de construtoras. Compartilhar informações sobre a empresa — onde fica, que produtos/serviços oferece, método de trabalho, entre outras — é indispensável.

É fato que nem todos vão ler essas informações e pouquíssimas pessoas vão ler tudo que você publicar. Mas isso não significa que esses textos não sejam importantes: é com esse conteúdo que você poderá apresentar seus serviços e chamar a atenção do cliente. 

Algumas pessoas lerão apenas o banner, algumas querem ler o texto de “quem somos”, há quem vá direto para a seção de serviços e quem só queira ver o portifólio da empresa… Por isso, é bem importante que todos esses textos estejam presentes no site, sendo escritos da melhor forma possível. 

E justamente porque as pessoas não se dedicam a ler tanto na internet, é importante criar textos mais concisos. Lugar para “textão” é em blog, como esse aqui. 

Atenção: você precisa saber identificar seus serviços

Entrando em um aspecto mais específica do conteúdo para site de construtora, você deve avaliar com cuidado como irá apresentar seus produtos/serviços no site. 

Com isso, queremos dizer que termos técnicos e jargões que só dificultam a compreensão devem ser evitados. Fale sobre os produtos/serviços da forma mais simples possível e dê preferência aos termos que são buscados na internet, ainda que não sejam 100% corretos. O que importa é que as pessoas entendam que aquele produto/serviço é para elas. 

Então, busque descrever claramente:

  • para quem é este produto/serviço?
  • o que ele oferece/o que está incluso no preço?
  • quais são os benefícios de contratar/comprar?

Não se esqueça de incluir a região que você atende

Um erro bastante comum em site para construtora é não especificar onde fica a empresa e onde o produto/serviço é oferecido. 

Mesmo que você atenda a todo o território nacional, é importante explicar isso no site. E se você tem uma área de atuação específica, é mais importante ainda. Coloque o endereço ao menos na parte inferior (rodapé) do site, que é onde as pessoas costumam procurar tal informação. Além disso, inclua esse dado em locais como banners e textos. 

Invista em boas fotos para o site da construtora

Fechando esse item, também precisamos falar sobre a questão das imagens. Você, como cliente, gosta de comprar em sites que não tem imagens dos produtos? Ou compraria em um site com imagens feias e desconfiguradas? Pois é…

Por isso, preste atenção à seleção de imagens do seu site. E se você quer saber mais sobre como tirar boas fotos para engenharia, nós temos um artigo aqui no site focado nisso.

4. As experiências, portfólio e prova social

Além do “quem somos”, dos produtos/serviços, da região atendida e das fotos, outro tipo de informação muito importante no site para construtora é aquilo que nós chamamos de “prova social”. Ou seja, quem atesta que sua empresa é confiável.

Para tanto, você pode utilizar depoimentos de clientes ou criar um portfólio com projetos anteriores. Mas preste atenção para que os depoimentos não soem clichê ou ensaiados — um depoimento em vídeo ou um case de sucesso chama muito mais atenção. 

No caso do portfólio, selecione apenas os melhores projetos da empresa e apresente-os aos clientes de forma atrativa: um texto curto, com começo, meio e fim, e fotos bonitas é mais que o suficiente. Além disso, explique para os clientes o que esse projeto diz sobre a sua empresa, fazendo uma conexão com o tipo de serviço que eles podem contratar. 

5. O blog, conteúdo e recursos educacionais

Veja só: você entrou no site da BuildV por meio de um artigo informativo sobre as coisas que não podem faltar num site para construtora. Agora, você conhece a BuildV e sabe que somos uma consultoria de marketing para engenharia. 

Essa é a utilidade de criar conteúdo e oferecer recursos educacionais no seu site.

Esse tipo de artigo ajuda seu site a ranquear no Google para os mais variados termos, mas também ajuda a posicionar sua marca como uma autoridade no segmento. Além disso, é uma ótima forma de se relacionar com clientes que ainda não estão prontos para comprar — ou convencê-los de que seu produto/serviço é mesmo necessário para eles.

6. Os botões de ação e ferramentas de contato

Para terminar, precisamos garantir que o site cumpra seu objetivo de ajudar no processo de captação de clientes. Nesse sentido, você precisa incluir banner chamativos, botões de “chamada para ação” e deixar ferramentas de contato sempre à mostra. 

Aqui no site da BuildV, por exemplo, você pode ver um botão chamativo de “fale conosco” na parte de cima, além de outro botão de chat online no canto inferior direito. Os ícones das redes sociais também estão bem visíveis no topo da página.Se você quer saber mais sobre esse assunto, nós convidamos você e acessar nossa página sobre desenvolvimento de sites, onde você pode ver alguns que construímos para nossos clientes.