Landing pages para construtoras: 6 usos para essa ferramenta de marketing digital

Designers discussing website layouts

A noção de que as empresas de engenharia precisam de um bom site para “existir” no mundo digital está se disseminando. Mas um website institucional é somente um dos tipos de página que sua empresa pode manter na internet: a criação de landing pages para construtoras, por exemplo, é uma ótima ferramenta de marketing digital para atrair clientes. 

Você talvez não as conheça por esse nome, mas provavelmente já clicou em uma ou desejou criar algo do tipo para sua empresa de engenharia. Grosso modo, landing pages são aquelas páginas mais simples e diretas, criadas com o objetivo de converter os visitantes em clientes ou leads — estimulando-os a preencher um formulário, geralmente. 

Por trás deste formulário, pode estar a apresentação de um novo projeto, um material com dicas sobre o mercado, a inscrição para um evento e várias outras coisas. Mas é essencial oferecer algo em troca, pelo preenchimento do formulário. 

A partir do momento que a pessoa oferece suas informações de contato — em troca da sua apresentação, material, evento ou etc —, ela se torna um lead. Sendo um lead, ela pode então ser direcionada para sua estratégia comercial, onde pode se tornar um cliente. 

Contudo, por mais que o objetivo geral das landing pages para construtoras seja a captação de leads, existem diversas possibilidades de uso dentro disso. Esse é o assunto principal do nosso artigo, onde vamos oferecer ideias para inspirar você no uso dessa ótima ferramenta de marketing digital na engenharia. 

6 possibilidades de uso de landing pages para construtoras

Em muitos casos, uma landing page pode ser muito simples: um formulário para se inscrever na newsletter ou para pedir que o comercial entre em contato com o cliente (não o contrário). Mas por mais diretas que essas páginas sejam, é possível fazer muito mais com elas.

1. Oferecer um orçamento gratuito

Essa é uma forma de tornar o “fale conosco” mais atraente, uma vez que o orçamento é uma das coisas que mais interessam aos clientes que buscam serviços de construção civil. Nessa landing page, você pode incluir mais informações sobre sua empresa e exemplos de serviços que ela realiza, além de um formulário onde o cliente preenche as informações indispensáveis para a confecção do orçamento. 

Assim, você também pode saber mais sobre a pessoa, descobrindo se ela é mesmo um lead qualificado para sua empresa. 

Se possível, você pode aliar essa landing page a um mecanismo de automação e inteligência artificial, que gere e envie os orçamentos automaticamente — baseado em alguns parâmetros e modelos. Em contrapartida, essa ideia pode não ser indicada para empresas que trabalham com obras mais complexas, com orçamentos também complicados. 

2. Divulgar um empreendimento imobiliário

Esse é um dos principais usos das landing pages para construtoras: divulgar um edifício, um loteamento, condomínio e quaisquer tipos de empreendimentos imobiliários. Para isso, a sua equipe deve construir um belo material de divulgação — com muitas imagens e informações sobre o novo empreendimento. Então, as pessoas irão preencher o formulário para ter acesso a esse material e você poderá entrar em contato com elas. 

Sobre essa ideia, duas considerações são importantes:

  • A landing page deve estimular a curiosidade do usuário, estimulando a necessidade de preencher o formulário para ter acesso ao material.
  • Sua equipe comercial deve ter em mente que muitas pessoas vão acessar o material por curiosidade e nem todas são leads qualificados, interessados no empreendimento. 

3. Oferecer conteúdo educativo sobre seu mercado

Pensando em uma estratégia de marketing de conteúdo na engenharia, suas landing pages podem dar acesso a conteúdos educativos. Isso é especialmente interessante se você atua em um segmento sobre o qual as pessoas ainda precisam se informar — como técnicas de construção inovadoras, por exemplo. Lembrando que educar seus clientes sobre o serviço é uma ótima maneira de convencê-los a contratar sua empresa. 

Dito isso, seus conteúdos educativos podem seguir diversos formatos:

  • e-Books em PDF;
  • modelos de planilhas ou documentos úteis;
  • videoaulas e podcasts;
  • convites para webinars e lives exclusivas.

Mas atenção: seus conteúdos devem ser realmente úteis para o público. Caso contrário, as pessoas poderão ter suas expectativas frustradas — e criar uma imagem ruim da empresa.

4. Fornecer um guia de compras

Quando falamos sobre conteúdos educativos, um dos mais simples e efetivos é um guia de compras para novos clientes no seu segmento. Pensando que as pessoas podem ter muitas dúvidas sobre como pesquisar ou como escolher o produto/serviço, publicar um webinar ou eBook sobre o assunto pode atrair muitas pessoas para sua landing page. 

Trazendo um exemplo mais palpável, uma construtora de edifícios residenciais pode publicar guias de compras de imóveis, explicando como escolher e financiar o apartamento. Ou, ainda, como escolher os revestimentos e móveis planejados ideais, entre outras ideias. 

O objetivo é que, ao final do conteúdo, o cliente esteja convencido de que a compra do seu produto ou a contratação do seu serviço é a melhor escolha para ele.

5. Disponibilizar capacitações e inscrições em eventos

Posicionar-se como autoridade no seu segmento é uma ótima estratégia de marketing para engenharia. A criação de landing pages para construtoras pode auxiliar nisso, permitindo que sua empresa ofereça treinamentos e capacitações para outros profissionais, por exemplo. 

Essas capacitações podem ser digitais (em vídeos ou lives), mas também presenciais — o que é uma ótima maneira de criar uma experiência mais imersiva com a marca. 

Pensando em um sentido mais amplo, os formulários das landing pages podem servir para inscrição em quaisquer tipos de eventos que sua empresa quiser realizar para se aproximar do público-alvo. Em troca, você já terá todos os contatos dos participantes, antes do evento.

6. Organizar demandas específicas

Caso sua empresa possua diversos serviços, com objetivos e perfis de clientes distintos, a criação de landing pages para cada um deles é uma ótima forma de selecionar os contatos, organizando sua estratégia comercial

Afinal, as ferramentas de CRM que são utilizadas para armazenar os contatos de pessoas que preencheram os formulários, permite saber qual landing page a pessoa acessou. Além disso, é possível criar formulários diferentes para cada uma. 

Como criar boas landing pages para construtoras?

Para concluir, é interessante trazer algumas informações mais práticas sobre a criação de landing pages para construtoras. Até porque elas são bem diferentes dos sites — sobre os quais já explicamos neste outro artigo.

Tenha em mente que o destaque da landing page é o formulário, mas não se esqueça de que os outros elementos da página devem atrair o usuário para o preenchimento. Ou seja, conter textos e imagens interessantes, que deixem explícito o benefício de preencher o formulário. 

Sobre isso, devemos explicar que cada landing page oferece apenas um produto, serviço ou conteúdo — para não se tornar confusa e poluída. 

Aliás, seu design também costuma ser bastante minimalista, com poucos elementos extras. O fluxo de informações deve ser muito fácil de compreender e conduzir o visitante até a ação desejada — utilizando CTAs (chamadas para ação), quando necessário. 

Então, se você deseja criar landing pages para sua construtora, pode contar com a BuildV. Este artigo não é uma landing page, mas também serve para você entrar em contato caso queira saber mais e pedir uma demonstração dos nossos serviços, sem compromisso.