Como o Google Meu Negócio pode ajudar no marketing para engenharia?

Perak,Malaysia, November 24 2022: Top view the word Google My Business on a white background.

Como cliente, é muito provável que você já tenha utilizado o Google Meu Negócio diversas vezes. Sempre que você busca por restaurantes, lojas ou qualquer outro tipo de negócio na sua região e aparecem resultados no mapa, é essa ferramenta que você está usando. Mas o que muitas pessoas não imaginam é que ela pode ser muito relevante para o marketing na engenharia. 

Para começar, o Google é disparadamente o buscador mais usado pelos usuários de internet no Brasil. Seja no computador, no navegador de internet do celular ou mesmo nos assistentes de voz desses aparelhos… É muito importante se destacar no buscador.

Existem várias maneiras de você ranquear no Google, seja comprando inserções de anúncios online para construtoras ou utilizando práticas de SEO para aparecer nos resultados de busca orgânica. Porém, além disso, manter um perfil atualizado no Google Meu Negócio é uma das principais formas de aparecer em destaque. 

Mas, afinal, em que consiste o perfil do Google Meu Negócio, como criar um para a empresa e como utilizar isso na estratégia de marketing para construção civil? Nós vamos explicar tudo isso nos próximos parágrafos.

O Google Meu Negócio no marketing para engenharia

O Google Meu Negócio aparece toda vez que buscamos por uma empresa na ferramenta ou quando fazemos buscas do tipo “restaurantes em Curitiba”. Os resultados aparecem em um mapa, à direita da tela ou abaixo dos primeiros resultados, dependendo do dispositivo. 

O perfil de que estamos falando é aquela série de informações da empresa, que aparecem ao clicar no “pin” do mapa: endereço, telefone, e-mail, horário de atendimento, principais produtos ou serviços, entre outros dados básicos. De certo modo, é como uma versão moderna da lista telefônica ou dos classificados.

A questão é que você pode “incrementar” seu perfil com mais informações, publicando fotos e atualizações periódicas sobre sua empresa — assim, todos que pesquisarem sobre ela no Google poderão ver essas novidades. É algo muito mais simples e rápido do que acessar um perfil em outra rede social. 

Conforme as pessoas acessam seu perfil na ferramenta, você pode extrair informações para análise: quantas pessoas buscaram por sua empresa ou visualizaram o perfil, quantidade de cliques para ligar ou descobrir o caminho até sua empresa, entre outros.  

Mas o que, provavelmente, é o mais importante no Google Meu Negócio para as empresas de engenharia são as avaliações. Os clientes podem dar de 1 a 5 estrelas, além de escrever seus comentários sobre a empresa. Essa é uma grande prova social de que sua empresa é séria e oferece um produto/serviço de qualidade para clientes satisfeitos.

A seguir, nós trazemos mais alguns detalhes importantes sobre a ferramenta, nesse contexto do marketing para engenharia.

Empresas locais ou de atuação nacional

Você deve ter em mente que, quando um possível cliente digita o seu serviço no Google — “construtoras no Paraná” ou “galpões em São Paulo”, por exemplo —, sua empresa precisa aparecer nos resultados para ser considerada. Há uma frase popular que diz que “se não está no Google, não existe” — até porque é muito comum que o cliente, ao se informar sobre a empresa por outro canal, queira “checar” se ela é real, procurando seu escritório no mapa.

Porém, independente do motivo que leve o cliente a pesquisar no Google, é muito melhor que ele veja mais fotos, descrições do seu serviço, novidades e avaliações de clientes reais, não é mesmo? Se é uma prova que ele busca, é isso que vamos oferecer. 

Dito isso, é importante observar que a ferramenta não serve apenas para atrair mais clientes em nível local. Ao criar seu perfil, você pode sinalizar que oferece seus produtos/serviços para clientes de todo o Brasil.

Atualizações de perfil

Assim como você publica textos, fotos e vídeos no Instagram ou LinkedIn, pode fazer isso no Google Meu Negócio da sua empresa. Em alguns casos, postar nesse perfil pode ser até mais interessante do que ter um perfil no Instagram…

Um exemplo bem simples é o das empresas B2B, que fazem negócios com outras empresas. Como o Instagram é uma rede essencialmente voltada ao estilo de vida e lazer, é difícil que as pessoas busquem produtos/serviços relacionados ao trabalho nele. Mesmo que você pague por anúncios na plataforma e encontre os decisores de empresas, seu anúncio provavelmente vai impactar essas pessoas numa hora em que elas não estão pensando em trabalho. 

É claro que o LinkedIn é uma boa ferramenta para esses casos. Mas o Google Meu Negócio também é. Afinal, é muito comum pesquisar questões de trabalho no Google.

Dito isso, como a ferramenta não é propriamente uma rede social, nem tem um feed que as pessoas possam acompanhar cotidianamente, não é preciso atualizar seu perfil com tanta frequência. Publique apenas as atualizações mais importantes — como um novo serviço ou a finalização de uma grande obra, por exemplo. 

Assim, quando as pessoas pesquisarem por sua empresa no Google, elas poderão ver todas essas conquistas. Como dito, isso é uma prova social, além de ser um ótimo complemento para suas outras estratégias de marketing para engenharia.

O papel das avaliações para o marketing

Como dissemos, essa provavelmente é a função mais importante do Google Meu Negócio: mostrar as avaliações dos clientes, de 1 a 5 estrelas. 

Nesse sentido, devemos ponderar que todas as avaliações são importantes — mesmo que não sejam 100% positivas, com 5 estrelas. No mundo real, é muito difícil encontrar empresas que tenham dezenas de avaliações e tenham agradado todos os clientes com perfeição. Por isso, uma nota 4,5 ou 4,8 é até mais interessante. Soa mais verdadeiro.

Mas é claro que você não pode controlar diretamente as avaliações dos seus clientes. A ideia é, pelo contrário, receber feedbacks reais — de pessoas que realmente compram os produtos e serviços. É esse tipo de avaliação que seus futuros clientes vão procurar no Google. Aliás, é fácil perceber quando um feedback não é verdadeiro, seja ele bom ou ruim.

Sobre isso, é essencial pensar que uma pessoa que eventualmente não goste do seu serviço vai achar uma maneira de demonstrar a insatisfação — no Reclame Aqui, nos comentários de redes sociais… ou no Google Meu Negócio. Ele é uma das formas mais simples de reclamar.

Então, se um cliente insatisfeito faz questão de deixar suas opiniões negativas, é importante ficar de olho nisso — e estimular clientes satisfeitos a deixarem sua avaliação, também

Como incorporar o Google Meu Negócio à sua estratégia

Pensando no papel dessa ferramenta para o marketing na engenharia, o mais importante é estimular o envio de avaliações por clientes satisfeitos. Especialmente se você acabou de criar seu perfil, foque em pedir esses feedbacks, sempre que terminar um projeto. 

Você pode fazer isso de várias maneiras:

  • Incluir um QR Code com o link, no final de um documento impresso.
  • Deixar uma placa com o QR Code exposta no seu escritório.
  • Enviar o link por e-mail, junto à última entrega.
  • Caso o cliente faça um elogio por WhatsApp, enviar o link casualmente.
  • Perguntar se o cliente está satisfeito e, em seguida, enviar o link.
 

Você pode, inclusive, explicar que precisa das avaliações para se destacar no Google, como parte da sua estratégia de marketing para engenharia.

Aqui na BuildV, por exemplo, nós realizamos uma pesquisa NPS (Net Promoter Score) com os clientes, periodicamente. Depois que as pessoas dão suas notas, nós mandamos o link para que ela torne sua avaliação pública no Google Meu Negócio. 

Isto posto, é importante explicar que a ferramenta funciona de acordo com os endereços do Google Maps. Dessa maneira, muitos negócios são incluídos na plataforma mesmo que seus donos tenham tomado essa iniciativa. 

Ou seja, talvez sua empresa já esteja no Google Meu Negócio, sem que você saiba. De todo modo, você pode reivindicar a propriedade entrando em contato com o Google. O processo é um pouco complexo, pois você precisa comprovar que é o dono da empresa. Mas, pensando que essa é uma ferramenta importante, vale a pena fazer isso.

Para concluir, a ideia desse artigo é propor que você utilize o Google Meu Negócio de forma estratégica — para mostrar que sua empresa existe, está próxima e entrega o que os clientes precisam, desde a busca no Google. Somado a outras iniciativas de marketing na engenharia, isso pode ajudar sua empresa a se destacar da concorrência e atrair mais clientes. 

Aliás, se você quer conferir mais artigos sobre esse assunto e se informar sobre marketing para engenharia ou construção civil, fique à vontade para explorar o nosso site.