Como evitar retrabalho e aumentar o lucro da sua empresa de engenharia

Tired black manager suffering from burnout, working on laptop

Aqui no site da BuildV, nós geralmente falamos de marketing para engenharia, focando nos aspectos mais “perceptíveis” dessa área, como a comunicação ou os anúncios online. Mas a realidade é que a comunicação é só um dos quatro pilares do marketing, como um todo: produto, preço, praça e promoção. 

Esses quatro pilares precisam estar equilibrados em um bom projeto de marketing para engenharia. E isso também inclui a formação de preços, bem como a entrega de um bom produto ou serviço. É a partir daí que chegamos na questão do retrabalho. 

Isso porque você pode buscar formar os preços de acordo com o padrão do mercado, com seus cálculos de custos e até alcançar um bom faturamento com isso. Mas, mesmo assim, pode ver seu lucro ir embora por um grande problema: o retrabalho.

Além do lucro das empresas de engenharia, o retrabalho prejudica a própria capacidade de prestar serviços, uma vez que sua equipe precisa investir tempo e esforço em projetos que já deveriam estar entregues e finalizados. Além disso, afeta qualquer previsibilidade que você possa ter em termos de entrada de novos clientes e faturamento.

O pior dessa história é que, em muitos casos, o retrabalho é algo que afeta sua empresa de engenharia sem que você perceba — nós observamos isso em muitos dos nossos clientes, aqui na BuildV. É comum que aqueles projetos que deveriam durar uma semana (e foram orçados para durar uma semana) durem mais de um mês. 

É comum, mas não deveria ser. 

Nesse cenário, os retrabalhos podem parecer inevitáveis — afinal, na maioria dos casos, eles vêm de exigências dos clientes. Porém, a realidade é que você pode tomar ações para diminuir as ocorrências desse problema e o impacto disso sobre os lucros da empresa de engenharia. A seguir, nós apresentamos 5 dicas essenciais nesse sentido. 

1. Planejamento

O primeiro fator que pode diminuir a quantidade de retrabalhos em qualquer empresa de engenharia é o planejamento detalhado das ações. Afinal, quem nunca trabalhou em um projeto ou obra que passou por mudanças de percurso que acarretaram a necessidade de refazer várias coisas que já estavam prontas?

É fato que um planejamento detalhado exige atenção e esforço — além de tempo, algo que muitos clientes não concedem às empresas de engenharia. Contudo, é essencial se impor e fazer todo o planejamento necessário, de modo que a obra ou projeto tenha um mínimo de “mudanças de percurso”. 

Algumas mudanças (e retrabalhos) sempre podem acontecer, por conta de imprevistos. Mas você pode prevenir a maioria delas com um bom planejamento.

2. Padronização

O respeito às regras e padrões é uma necessidade na engenharia, não é mesmo? Afinal, um pequeno erro de cálculo pode tomar proporções catastróficas em uma obra. Porém, esse apreço às regras e padrões deve fazer parte de todos os setores da sua empresa de engenharia, já que a falta deles também gera retrabalho.

Se todas as atividades, nos diferentes projetos, seguirem um processo que sabidamente evita o retrabalho, os trabalhos serão entregues com mais rapidez e com menos custos — aumentando os lucros da empresa de engenharia.

Dando um exemplo bastante simples, é comum que as equipes saibam que certo cliente prefere receber o projeto em um formato A — mas insistam em enviar no formato B. Aí, a demanda retorna e o retrabalho acontece. Isso pode ser evitado com a padronização. 

3. Expectativas

Falando agora de como você pode agir junto ao cliente para evitar o retrabalho, alinhar bem as expectativas é uma das dicas mais importantes. 

Muito do retrabalho que consome os lucros das empresas de engenharia acontece porque a empresa faz uma coisa, mas o cliente estava esperando outra.  Para evitar isso, o ideal é detalhar todas as entregas em contrato, com o máximo de precisão possível. Faça atas de reuniões e as envie para o cliente, além disso.

Dessa maneira, todos poderão consultar esses materiais, em caso de desalinhamento. Um bom alinhamento, aliás, contribui para a experiência do cliente — que tem relação direta com o marketing para engenharia. Tudo está ligado.

4. Comunicação

Quando falamos de comunicação neste artigo, não estamos nos referindo à aplicação do termo no marketing para engenharia — mas sim da boa comunicação com seu cliente.

Como dito, muitas refações acontecem quando a equipe não compreende as demandas do cliente. Aliás, é muito comum que os clientes não saibam expressar o que desejam, de modo que você precisa saber perguntar e extrair as respostas necessárias. 

Invista em bons canais de comunicação com seus clientes e faça reuniões periódicas de alinhamento, sempre que necessário. Isso evita que você chegue em uma etapa avançada do projeto e precise retornar para refazer tudo.

5. Contratos

Este último ponto talvez seja o mais importante. Você deve traçar limites claros de como será sua entrega e até onde você pode ir, pelo valor acordado. Isso inclui o retrabalho:

  • estipule um número de refações (e calcule isso em sua margem de lucro);
  • padronize a forma de pedir alterações nos projetos, exigindo justificativas;
  • cobre um valor para as refações extras, além das previstas em contrato.

Como diz o ditado, “o combinado não sai caro”. Então, se isso estiver previsto em contrato, seu cliente dificilmente irá reclamar. Na realidade, é bem mais provável que ele respeite a empresa por sua organização. 

É importante explicar isso porque muitas empresas se veem presas em retrabalhos — e prejudicam seus lucros — porque sentem medo de dizer não e, possivelmente, perder os clientes. Mas um “não” bem justificado, com uma boa comunicação e o alinhamento de expectativas só torna uma relação mais madura. 

Afinal, toda relação passa por dificuldades e discordâncias — isso inclui nossas relações profissionais, naturalmente. O que demonstra nosso valor é a forma como lidamos com essas dificuldades e discordâncias.

Sendo assim, podemos concluir que existem diversas maneiras de evitar o trabalho para assegurar os lucros da empresa de engenharia. E então, com uma boa margem de lucro, quem sabe você tenha mais verba para investir em marketing para engenharia e fazer sua empresa crescer.