O marketing para engenharia costuma ser colocado em segundo plano nas empresas de engenharia, frente a preocupações com projetos, prazos e demais exigências relacionadas ao seu trabalho. Porém, na medida em que se pesquisa sobre a importância do marketing para engenharia e os benefícios que ele traz à empresa, é natural querer investir em uma estratégia deste tipo.
A partir disso, muitos empresários começam desenvolvendo algumas ações de marketing por conta própria. As redes sociais e as plataformas de anúncios online para construtoras são relativamente simples de operar, de modo que você não precisa ter um conhecimento técnico aprofundado para iniciar, com poucos investimentos.
Aliás, é interessante observar que você pode captar clientes para sua construtora até sem nenhum investimento, caso esteja começando e não possua capital.
Como trabalhar no marketing digital para engenharia?
Como acabamos de descrever, é possível começar a captar clientes com investimento zero e desenvolver algumas ações de marketing sozinho.
Porém, conforme suas primeiras iniciativas se desenvolvem e você sente a necessidade de obter melhores resultados no marketing digital para engenharia, fica nítido que você não consegue fazer tudo por conta — ainda mais com todas as outras atribuições que você tem na empresa, como comentamos.
É nesse momento que surge a dúvida que dá título a esse texto e que queremos responder com esse artigo. Você conseguirá melhores resultados se montar uma equipe interna de marketing para engenharia, se contratar uma agência de publicidade comum ou deveria procurar uma consultoria de marketing para engenharia especializada?
De bate-pronto, podemos dar uma resposta muito resumida: embora as agências tenham especialistas em marketing e sejam bastante competentes nisso, a engenharia é uma área muito específica — e um profissional sem conhecimento técnico dificilmente vai atender uma empresa de engenharia da forma adequada.
É claro que sendo a BuildV uma consultoria de marketing para engenharia, nossa resposta pode parecer um pouco enviesada.
Mas a realidade é que nossa empresa existe justamente por conta disso: o marketing para engenharia exige conhecimentos e métodos específicos, além do marketing em geral. Nós observamos essa necessidade no mercado — e na experiência de diversas empresas que acompanhamos. Dito isso, para que os argumentos fiquem mais compreensíveis — e você tenha uma resposta mais completa para sua dúvida — vamos falar um pouco mais sobre cada opção, a seguir.
Equipe interna de marketing para engenharia
Pesquisando um pouco mais, podemos encontrar vários exemplos de empresas de grande porte que decidem criar uma equipe interna de marketing para lidar com suas demandas, do planejamento de marketing até a criação das peças e veiculação de anúncios.
De fato, isso pode trazer um resultado maravilhoso ao longo do tempo, uma vez que esses profissionais estarão o tempo todo focados no seu negócio — e, portanto, vão conhecer a empresa a fundo.
Por outro lado, é importante entender que o marketing digital para engenharia engloba diversas áreas diferentes, como mencionamos brevemente acima:
- planejamento de marketing
- redação publicitária
- criação e design gráfico
- mídia online
- desenvolvimento de sites
- análise de dados
É muito difícil — para não dizer impossível — encontrar um único profissional que tenha conhecimento em todas essas áreas. De modo geral, quem trabalha com marketing tem especialização em apenas uma. É por isso que as agências costumam ter várias equipes para atender a seus clientes.
A partir disso, você já pode observar o primeiro problema de criar uma equipe interna de marketing para engenharia: os custos com a contratação de tantos profissionais. E isso sem falar nos custos com seleção e treinamento dessa equipe.
Sobre isso, também devemos levar em conta sua equipe — ou você — terá que criar todos os processos do zero. Até essa equipe começar a “funcionar” e gerar resultados para a sua empresa, o investimento será bem alto e o prazo bem longo.
Em vista disso, é uma opção que recomendamos apenas para as grandes empresas — e só se a sua empresa tiver uma demanda alta o suficiente, também. Caso contrário, é possível que uma equipe interna fique ociosa.
Para fechar esse tópico, vale comentar que a questão da falta de conhecimento técnico em engenharia é comum a todos os profissionais de marketing e pode acontecer nas equipes internas. Por isso, você também precisa acompanhá-las e orientá-las nesse sentido.
Agência de marketing digital generalista
Considerando a variedade de profissionais necessária para colocar uma boa estratégia de marketing digital “em pé” — e os custos para manter tal equipe — a maioria das empresas recorre às agências de marketing digital.
De fato, é inegável que o custo de contratação é menor, você pode usufruir de uma equipe completa de profissionais especializados em publicidade e marketing, com acesso a todas as principais estratégias para posicionar sua marca na internet.
Contudo, como comentamos anteriormente, falta conhecimento técnico — e mais do que isso, falta experiência na área de engenharia. Na prática, uma agência de marketing trará soluções generalistas, que funcionam para marcas de consumo em geral, mas que não se adequam à realidade tão específica da engenharia.
Isso é ainda mais importante quando falamos de empresas que trabalham em segmentos específicos dentro da engenharia, como projetos, serviços para outras empresas, aluguel de equipamentos, construção sob demanda e outros. Afinal, o processo comercial de uma empresa assim é muito diferente de uma marca de consumo geral — que é o que a grande maioria das agências de marketing digital está acostumada a atender.
Esse aspecto gera uma dificuldade enorme de alinhamento de expectativas e pode tornar complicado um processo que deveria ser simples.
Consultoria em marketing para engenharia
Em uma boa consultoria de marketing para engenharia, você trabalha com profissionais de marketing — que conhecem as estratégias e têm criatividade para desenvolver peças publicitárias interessantes —, mas também tem conhecimento técnico e experiência em engenharia. Aqui na BuildV, por exemplo, nós temos pessoas das duas áreas na equipe, somando conhecimentos para criar estratégias de marketing para engenharia.
Nesse segmento, é indispensável unir forças.
Porém, mais do que isso, nós desenvolvemos um método próprio para esse setor, unindo desde a comunicação e os anúncios online, mas também a estratégia comercial — que é indispensável para obter resultados. No fim das contas, nós compreendemos melhor que qualquer outro parceiro que você precisa, de fato, de contratos assinados.
Nos últimos dois anos, nós atendemos mais de 70 empresas de engenharia e construção civil, o que permitiu aperfeiçoar o nosso método e desenvolver soluções personalizadas para atender melhor aos novos clientes que nos procuram. A partir de nossas estratégias de captação, os clientes conseguiram receber milhares de contatos qualificados e fechar mais de 90 milhões de reais em contratos assinados, só em 2022.
Para concluir, é importante dizer que o intuito desse artigo não é menosprezar o trabalho das agências de marketing digital — que é muito indicado para outros segmentos. Porém, quando falamos de um setor tão específico e desafiador como a engenharia e construção civil, contratar uma consultoria especializada oferece resultados muito superiores.
Se, em vista disso, você tem interesse em saber mais sobre a consultoria de marketing para engenharia e quer saber como a BuildV pode ajudar sua empresa a conquistar mais clientes no ambiente digital, entre em contato conosco pelos botões de WhatsApp que estão nos cantos da tela.