7 coisas que você provavelmente não sabe sobre marketing para construção civil

duas pessoas conversando, representando o marketing para construção civil

O marketing é uma área em constante evolução e mesmo quem estuda bastante sobre ela sempre tem coisas novas para aprender. Quando o assunto é marketing para construção civil, o desafio pode ser ainda maior. Afinal, além de estar em constante evolução, como o marketing em geral, trata-se de uma área que ainda está engatinhando no Brasil.

Como já mencionamos em outros artigos aqui do site (e em vídeos, no nosso Instagram), o marketing no setor de construção já evoluiu bastante quando analisamos as imobiliárias e outras empresas que vendem imóveis prontos para consumidores finais. Porém, olhando para outros segmentos dentro da construção, especialmente aqueles que fazem negócios com outras empresas, vemos um oceano azul esperando para ser explorado.

Nesse sentido, é importante refletir que muita coisa ainda está sendo desenvolvida — e o que nós encontramos de informações sobre o marketing em geral pode não servir para o setor de construção civil. É necessário adaptar muitas estratégias e criar nossas próprias soluções de marketing para construção civil, a partir de experiências. 

É o que nós estamos fazendo nesses últimos anos de trabalho, aqui na BuildV. E, no artigo de hoje, nós compartilhamos sete fatos que você talvez não saiba sobre esse trabalho de marketing para empresas de engenharia. Esperamos que ajude na sua estratégia. 

Confira outros artigos sobre marketing para engenharia no site da BuildV

1. O marketing para construção civil é estratégico

Muitas pessoas de fora dessa área — especialmente quem tem formação em exatas, como os engenheiros — pensam que o marketing e a publicidade são trabalhos essencialmente criativos. Que simplesmente saem das mentes de pessoas super criativas e originais. 

Mas isso está bem longe da verdade.

A verdade é que o marketing (e principalmente o marketing para construção civil) envolve muito mais estratégia do que criatividade pura e simples. Embora não se trate de uma ciência exata como a engenharia, se baseia muito em dados e evidências para desenvolver novas ideias e planos de ação.

Falando em plano de ação, aí está outro lado bem estratégico do marketing para empresas de engenharia. Isso porque, antes de criar cada imagem ou texto, é necessário pensar bem na estratégia geral e como cada iniciativa contribui para atingir os objetivos.  

Aliás, vale observar que na equipe da BuildV, por exemplo, nós temos profissionais da área de publicidade, administração e engenharia — mesclando vários conhecimentos de exatas e humanas para chegar aos melhores resultados para nossos clientes.

2. A importância da análise de dados

Logo acima, nós mencionamos que o marketing para construção civil se baseia em dados. E isso vai muito além dos números de seguidores ou likes nas redes sociais (que, para ser bem sincero, nós sabemos que não importa tanto assim). 

Os dados mais ricos estão em ferramentas como o Google Analytics, que ajuda a entender como o conteúdo do seu site está ajudando a atrair pessoas para seu processo comercial, e no próprio funil de vendas do departamento comercial

Afinal,  o principal objetivo é atrair mais clientes, não é mesmo?

É indispensável avaliar todas as taxas de conversão das ações e entender em quais etapas você pode agir para obter melhores resultados. E as ferramentas de Business Intelligence (BI) ajudam a evoluir nessa questão da análise de dados.

3. O papel educativo do marketing para construção civil

Voltando à questão da criação das peças — textos e imagens que você usa nos conteúdos ou anúncios —, muitas pessoas ignoram o papel educativo do marketing para construção civil. Sim! Educar seu cliente é uma estratégia muito efetiva

Veja bem: há pessoas que pesquisam pelo seu produto ou serviço na internet, já sabendo do que se trata. Mas existe também um exército de clientes em potencial que mal sabem que têm um problema — que seu produto pode solucionar. 

À medida em que você educa essas pessoas, sua empresa será a primeira na qual elas vão pensar quando estiverem prontas para adquirir um produto nesse segmento. Até porque você pode direcioná-las até o momento da compra, educando-as para que elas entendam como seu produto/serviço é necessário

Além disso, o marketing para construção civil, pode auxiliar quem já é seu cliente a utilizar melhor o produto/serviço que adquiriu. Essa estratégia é bem útil para aumentar o índice de satisfação do cliente e fidelizá-lo.

4. Você pode crescer muito com parcerias

Vamos pensar que você está trabalhando e investindo bastante, todos os dias, para crescer no ambiente digital e obter mais resultados com sua estratégia de marketing. Mas além do seu esforço próprio, você já pensou em somar esforços por meio de parcerias?

Trocando em miúdos, você pode ampliar muito seu alcance criando parcerias com:

  • fornecedores de materiais 
  • arquitetos, engenheiros e designers (dependendo do produto)
  • escritórios de arquitetura e outras empresas de engenharia
  • organizações sem fins lucrativos (voltadas à construção ou moradia)

Dando um exemplo bem simples, você pode trabalhar com engenheiros parceiros, que lhe indiquem em suas obras — em troca de um desconto, comissão ou algo do tipo. Ou então, se você é fornecedor de material, criar promoções em conjunto com o fornecedor de um outro produto que é usado junto com o seu nas obras. As possibilidades são muitas.

E os influenciadores?

Você provavelmente já viu campanhas com influenciadores na internet. Mas talvez pense que isso só pode ser feito por grandes empresas de produtos de consumo geral. A verdade é bem distante disso…

Existem influenciadores em quase todos os segmentos da economia — dos mais amplos, como moda e beleza, aos mais restritos. Assim como existem influenciadores famosos, de cachê milionário, e micro ou nano-influenciadores, com menos de 5 mil seguidores.

Indo direto ao ponto: se sua empresa tem apenas 20 seguidores no Instagram e está com dificuldade para prospectar obras, aparecer no perfil de um arquiteto com três ou quatro mil seguidores pode ser uma ajuda e tanto, né? Tudo depende do referencial. 

Claro que você deve ter cuidado com esse tipo de iniciativa, para não gastar toda sua verba de marketing com influenciadores que não vão atrair quem realmente é seu cliente. Mas é válido pensar com carinho nessas possibilidades.

5. Muitas possibilidades de segmentação de anúncios

Quem nunca investiu em anúncios pagos nas plataformas de mídia digital, não tem ideia de como é possível segmentar públicos para falar com quem você precisa.

É possível fazer segmentações por interesses, perfil demográfico, além de segmentações geográficas bastantes restritas — o que é bem interessante para que você se destaque na sua área de atuação. Afinal, se você fornece materiais de construção na zona leste de São Paulo, de pouco adianta anunciar para quem está no interior do estado, certo? 

Em muitos casos, essa segmentação detalhada dos anúncios online para construtoras é trabalhosa e pode sair mais caro. Mas, se você precisar, ela pode ser feita. 

6. Há muitas oportunidades no LinkedIn

Ainda no assunto dos anúncios online para construtoras, a maioria das pessoas pensa só no Google Ads e MetaAds (Instagram/Facebook), mas se esquecem que o LinkedIn é uma ótima ferramenta de captação de clientes. Especialmente para o segmento B2B.

É verdade que por trás de todo CNPJ existem CPFs, como os decisores. Mas o LinkedIn é o meio ideal para a indústria B2B porque é uma rede onde os usuários estão realmente em busca de conteúdo profissional. É um contexto mais favorável para isso, entende?

Sendo assim, você pode usar o LinkedIn para captar leads por meio de anúncios, grupos de discussão na sua área, além de publicar seu próprio conteúdo. 

7. É mais difícil perder oportunidades no marketing digital

Para terminar, você já ouviu falar em remarketing? Ele consiste em exibir anúncios para quem já viu alguma publicidade ou conteúdo da sua empresa.

Essa é uma ótima estratégia para conduzir o cliente ao longo do processo de compra (que nós mencionamos acima), criando o que chamamos de esteira de anúncios. Além disso, é útil para atrair novamente aqueles leads que não foram convertidos no primeiro contato.

Você já reparou como você vê inúmeros anúncios de tênis depois de acessar um site que vende tênis? Isso é remarketing. E você pode fazer isso no marketing para construção civil.

Então, como dissemos lá no início, esperamos que esse conteúdo ajude a expandir o que você já sabe sobre marketing para construção civil e contribua para sua estratégia. Se você precisa de auxílio para evoluir em seus projetos de marketing, fale conosco (clicando nos botões de contato pela página).