Por que o marketing para construção civil é uma grande oportunidade?

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A construção civil é um dos principais setores da economia brasileira, mas também é um dos mais concorridos. Ainda mais no cenário atual, com dificuldades para financiar obras, por conta dos juros altos — isso torna as oportunidades mais escassas, fazendo com que a concorrência se torne mais agressiva. 

De um lado, nós podemos diminuir nossos preços, melhorar as propostas, caprichar no relacionamento com os clientes e prestar serviços de primeira qualidade… De outro, podemos investir em uma grande oportunidade: o marketing para construção civil.

Isso porque o mercado de marketing digital no Brasil, falando de forma geral, ainda não se desenvolveu tanto quanto pode se desenvolver — considerando que os brasileiros são um dos povos mais conectados do mundo. Nós vivemos em um país com mais celular do que pessoas, onde 90% dos lares têm acesso à internet (segundo dados do IBGE). Mas mesmo assim, nosso investimento em marketing digital é uma fração do investimento observado nos Estados Unidos ou na Europa. 

Quando analisamos o setor de construção civil, essa é uma realidade ainda mais presente. Esse é um segmento que adota muitas tecnologias no seu trabalho, nas obras… Mas que é, tradicionalmente, mais lento para incorporar inovações de outras áreas. E isso se aplica ao marketing digital na construção civil, que ainda é muito incipiente. 

Embora o marketing imobiliário, focado em venda e aluguel para pessoas físicas, tenha se desenvolvido um pouco mais, o resto do setor não investe tanto quanto poderia nos meios digitais. Isso se traduz em uma grande oportunidade para as empresas, já que o marketing para construção civil é um oceano azul a ser explorado. Quem sabe, pela sua empresa. 

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Um oceano azul de oportunidades na construção civil

No marketing, a teoria do “oceano azul” fala sobre criar novas oportunidades e explorá-las. O conceito foi desenvolvido pelos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, que têm um livro best-seller sobre o assunto. A partir do livro, o conceito se tornou muito popular nos últimos anos — mas ainda há vários oceanos azuis a serem explorados.

Basicamente, um “oceano vermelho” é um segmento com espaço limitado e concorrência acirrada. Já o “oceano azul” é um novo mercado, onde ainda não há ninguém competindo pelos clientes e você pode conquistar muito espaço com facilidade. 

Aplicando a teoria na prática, é sempre interessante inovar no seu serviço, expandindo as fronteiras do mercado e identificando novos clientes, em vez de competir pelos mesmos. 

Pensando nisso, também é importante se diferenciar dos concorrentes em aspectos que vão além do preço e das condições de pagamento — um serviço superior, um atendimento exclusivo, uma tecnologia inovadora, uma característica das suas obras… 

Por outro lado, você também pode inovar na forma de promover seus serviços. E é aí que entra a questão do marketing digital na construção civil. Ainda é raro encontrar empresas, com exceção das imobiliárias, que têm uma presença digital realmente competente e que sabem se posicionar na internet. 

Em outros setores — como o varejo de moda, eletrônicos e produtos de consumo em geral —, o marketing digital já é um oceano vermelho cheio de concorrência, onde você precisa de muita criatividade (e dinheiro) para se destacar. Mas no marketing para construção civil a história é bem diferente: a concorrência ainda é menor e as oportunidades são gigantes.

Mas observe que utilizamos a palavra “ainda” — o que nos leva ao próximo ponto. 

O marketing para construção civil ainda é muito barato

Diferente dos anúncios nas mídias tradicionais (como TV, jornais e outdoor), o marketing digital não segue tabelas com valores fixos. Você compra anúncios baseados em custo por clique ou custo por impressões — e esse custo varia, dependendo de quantas pessoas você deseja atingir e qual é a segmentação desejada. 

Segmentações mais concorridas custam mais caro e vice-versa. Palavras-chave no Google podem custar de centavos a centenas de reais. Percebe onde queremos chegar?

Como o marketing para construção civil ainda é incipiente, essas segmentações ainda não são tão concorridas — portanto, são muito baratas. Isso se torna ainda mais verdadeiro se pensamos no segmento B2B, de empresas que vendem para outras empresas. Como esse é um setor mais restrito, não há tantas buscas na internet, o que diminui os preços. 

Há muito mais pessoas buscando camisetas, celulares, videogames do que os serviços de uma empresa de engenharia, certo? Mas, considerando que é com essas pessoas que você precisa falar, porque não aproveitar que a internet permite isso, com custo reduzido? Isso é bem melhor do que ficar dependendo apenas de indicações ou esperar que os clientes venham até você.

Nessa reflexão, há outro ponto muito importante: o ticket médio na construção civil tende a ser alto. Logo, em tese, você poderia investir mais para conquistar um cliente. Mas o que estamos falando aqui é que o marketing digital na construção civil permite fazer isso com um custo reduzido… Então, temos um potencial de retorno sobre investimento incrível.

Outras oportunidades no marketing para construção civil

Para concluir, é importante explicitar que falamos que o marketing para construção civil é barato em comparação com outros setores e com o ticket médio da própria categoria. Com efeito, é necessário ter algum investimento — especialmente em tempo — para conquistar resultados relevantes e se destacar no mercado.

O que queremos dizer é que, como esse processo ainda está iniciando na construção civil, os custos provavelmente aumentarão em breve. É como comprar um terreno numa área que está valorizando, por exemplo. Quem chegar primeiro, terá mais lucros.

Isso sem falar nas iniciativas que você pode fazer sem custo ou somente com os custos de pessoal, como o marketing de conteúdo para engenharia. Se você mantiver um bom site, atualizações constantes nas redes sociais e aliar isso a bons investimentos em anúncios, é possível posicionar sua empresa como referência na área, na internet. 

Para que tudo isso fique mais claro, na prática, nós recomendamos que você leia os outros artigos que publicamos sobre marketing para construção civil e marketing na engenharia, aqui no site da BuildV. Além disso, nós publicamos muitos conteúdos interessantes sobre o assunto no Instagram e estamos à disposição para conversar com você.