Marketing para engenharia: destaque-se no Google com sua estratégia de conteúdo

imagem representando marketing para engenharia e SEO

Um projeto de marketing para engenharia é composto por muitos pilares que, juntos, vão ajudar a empresa a se destacar e atrair mais clientes. No ambiente digital, dois dos pilares mais importantes são o marketing de conteúdo e SEO — sobre os quais nós já falamos em outros artigos aqui no site da BuildV

O artigo de hoje está no encontro entre esses pilares de marketing de conteúdo e SEO, que é a redação SEO. Como o título sugere, é uma maneira de fazer seu conteúdo aparecer nas buscas do Google. 

Mas vamos explicar por partes como essa estratégia funciona. 

Ela se baseia na ideia de que as pessoas estão procurando pelo seu produto ou serviço no Google, bem como por outros termos relacionados a ele. Além de encontrar empresas que forneçam esse produto ou serviço, elas querem tirar dúvidas ou simplesmente obter mais informações sobre o assunto. O seu site pode trazer essas informações

Então, sua equipe (ou profissionais especializados em redação) escrevem artigos mirando as principais buscas dos seus clientes ou leads no Google, além de aproveitar para falar do produto ou serviço, quando for conveniente. Até porque não podemos nos esquecer que o marketing para engenharia segue uma lógica de funil — e nem todas as pessoas que estão pesquisando no Google estão prontas para comprar. 

Sua estratégia de marketing de conteúdo precisa incluir textos para pessoas em todos os estágios do funil de captação de clientes — de modo que você possa conduzir quem ainda não estiver pronto para a compra com outras estratégias. Mas isso também é assunto para outros artigos, como esse aqui.

Hoje, nosso foco é nas estratégias de redação que podem fazer seus artigos — e o seu site — ranquear no Google. Conforme mais textos chegarem aos primeiros resultados, melhor para seu projeto de marketing para engenharia. 

1. A palavra-chave

Todo esse projeto de marketing de conteúdo que mencionamos acima começa na escolha das palavras-chave. De pouco adianta ranquear nos primeiros resultados do Google, se as buscas não são adequadas para seu público-alvo ou para seu produto/serviço.

Sendo assim, a primeira tarefa é fazer um planejamento de palavras-chave. Isso pode ser feito com o auxílio das ferramentas do Google Adwords: busque pelo seu produto/serviço e liste as palavras-chave relacionadas. Você também pode usar o Google Analytics e olhar as palavras-chave que já direcionam para seu site. 

De qualquer maneira, o ideal é mesclar palavras-chave mais amplas (que tenham muitas buscas) com termos mais restritos (e menos buscas) no seu planejamento. Até porque as palavras-chave mais buscadas são mais difíceis de ranquear — e o resultado demora mais.

2. A palavra contextualizada

Depois que você planejou quais palavras-chave serão utilizadas no seu blog, é importante pensar em temas de artigos que possam utilizá-las. Afinal, quando as pessoas buscam por aquilo, elas estão buscando uma informação. Elas querem responder a uma pergunta.

Por exemplo: só com o termo “construção de galpões” é possível escrever uma infinidade de artigos — desde o processo de construção, até as diferenças entre construir um galpão e uma casa ou os cuidados que você deve ter na construção de galpões. 

Isso é importante porque mais do que utilizar a palavra-chave, seus textos devem usá-la de forma contextualizada. Não adianta simplesmente incluí-la várias vezes, sem critério: o algoritmo do Google consegue observar se o texto não responde à busca para retirá-lo dos resultados. Portanto, preste muita atenção ao contexto e à utilidade do artigo.

3. A formatação e legibilidade

Dito isso, é claro que existem muitos macetes que podem ajudar a fazer um artigo que já é bom ranquear melhor no Google. É aí que entra a formação e a legibilidade.

A legibilidade diz respeito ao aspecto geral do texto: usar frases curtas, parágrafos que não tenham muitas linhas, usar negrito nos pontos de destaque, incluir imagens, entre outras coisas que tornam o texto mais prazeroso aos olhos.

  • Fazer listas é algo que também ajuda.
  • Busque criar um texto bem dinâmico e fácil de ler.

Depois disso, entramos na questão do uso da palavra-chave. Além de contextualizá-la, seu texto deve usá-la em vários pontos do texto — incluindo os subtítulos. 

Como você deve estar imaginando, isso demanda bastante técnica e criatividade. Mas todo projeto de marketing para engenharia exige isso. 

4. Os ajustes na hora de publicar

É muito importante que a palavra-chave (ou alguma variação dela) esteja no título do texto e no link de publicação do artigo (slug). Muitos sites deixam um link de publicação padrão ou letras e números. O ideal é editá-lo para que fique o mais amigável possível às buscas.

Dito isso, muitas plataformas de publicação (como o WordPress) dão a opção de escrever um título específico para o Google (metatitle) e uma pequena descrição que aparece logo abaixo desse título (metadescrição). Sua palavra-chave também deve aparecer nesses dois locais. Também é importante especificar que o metatitle e a metadescrição são curtos.

Por fim, é recomendado que seu artigo tenha imagens — e você pode colocar a palavra no nome do arquivo, bem como no atributo alt (uma descrição utilizada nos softwares para as pessoas cegas). São detalhes, mas que ajudam.

5. Simplesmente faça um bom texto

Nossa última dica é a mais óbvia de todas: escreva bons artigos. Até porque aparecer nos primeiros resultados de busca do Google não é a única utilidade dessa estratégia dentro do marketing para engenharia.

Você também pode compartilhar seus artigos nas redes sociais e por newsletters para as pessoas que já são seus clientes. Eles são uma forma de demonstrar que você entende do seu negócio e, com isso, fidelizá-las. 

E mesmo que estejamos pensando na questão de ranqueamento, o Google observa se as pessoas passaram muito ou pouco tempo no site — e se o conteúdo, portanto, é relevante. Escrever um bom texto é essencial para que ele seja lido até o fim e, assim, as pessoas fiquem mais tempo no seu site.

Inclusive, ter um site bem construído, que carregue rapidamente e seja responsivo é outro atributo muito importante para sua estratégia de marketing para engenharia e para você se destacar no Google. Para saber mais sobre isso, leia este outro artigo.

Não se esqueça da estratégia de marketing para engenharia

Para terminar, é comum que as empresas busquem dicas ou “hacks” para se destacar no Google ou ter muitos seguidores nas redes sociais. Mas a verdade é que tudo isso deve ser parte de uma estratégia maior de marketing para engenharia — que começa muito antes do planejamento de palavras-chave.

Você talvez já tenha isso em mente, mas nunca é demais lembrar.

Dito isso, se você caiu nesse site porque estava procurando marketing para engenharia ou algum termo relacionado, quer dizer que a nossa estratégia está funcionando. Caso você queira aplicar esse tipo de estratégia na sua empresa, nós somos a empresa certa. Entre em contato com o nosso comercial (pelos botões de chat aqui na página) e conheça nossos serviços de marketing para engenharia.