LinkedIn Ads: como obter bons resultados com anúncios para engenharia na rede

anuncios para engenharia

Existem inúmeros motivos para você anunciar online e várias plataformas que você pode utilizar para fazer anúncios para engenharia na internet. Contudo, as ferramentas mais lembradas nesse sentido costumam ser o Google Ads e o Instagram (Meta Ads). Embora elas sejam ótimas, não são as mais adequadas para todas as empresas. Especialmente se pensamos nas empresas B2B, que precisam se comunicar com outras empresas.

Por um lado, é importante avaliar que todas as empresas têm decisores — que podem ser impactados pelo Google ou Instagram. Mas, se a sua empresa é B2B, é interessante que os anúncios estejam inseridos em um contexto profissional. E o LinkedIn Ads é a ferramenta ideal para isso.

Pode não parecer, mas o LinkedIn é uma rede social muito presente no Brasil: são cerca de 63 milhões de usuários ativos, segundo o relatório We Are Social de fevereiro de 2023. Ela é a 6ª rede social mais usada no país, atrás apenas de redes generalistas como WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook e TikTok. 

Com certeza, entre esses 63 milhões de usuários, temos muitos engenheiros, arquitetos e outros profissionais da construção civil, bem como decisores de empresas de engenharia.

Porém o número total de usuários não é o único motivo para sua empresa fazer anúncios para engenharia no LinkedIn. É importante ponderar que o caráter do LinkedIn enquanto uma rede profissional ajuda no desempenho de anúncios B2B — afinal, as pessoas abrem essa rede para ver conteúdos relacionados ao seu trabalho. Em vista disso, a própria rede divulga que seus anúncios têm 6 vezes mais chances de conversão e uma taxa de abertura 4 vezes maior que a de e-mails. Números que chamam a atenção, não é mesmo?

Feita essa longa introdução, você talvez esteja convencido de que investir em anúncios no LinkedIn para engenharia é uma boa ideia. Ou, talvez, você já estivesse pesquisando sobre isso quando clicou para ler esse texto. Então, o próximo passo é entender o que fazer para obter bons resultados nessa rede. A seguir, estão 6 dicas essenciais nesse sentido.

1. Crie uma estratégia geral de anúncios

Para começar, é importante que seus anúncios no LinkedIn para engenharia façam parte de uma estratégia de marketing para engenharia mais ampla. 

Afinal, de pouco adianta a empresa investir milhares de reais na plataforma sem objetivos claros, sem um discurso bem alinhado, sem um ótimo site para direcionar quem clica nos anúncios ou uma equipe comercial preparada para atender a essas pessoas. Tudo precisa estar alinhado e deve ser pensado como parte de uma única estratégia. 

Criar essa estratégia num sentido mais amplo é importante, também, para que você possa produzir anúncios criativos e eficazes, saiba como segmentar os públicos na plataforma — dentre vários outros detalhes que vamos descrever nos próximos itens.

2. Conheça seu público-alvo

Como dito, o LinkedIn tem 63 milhões de usuários ativos no Brasil, incluindo um número grande de engenheiros e decisores em empresas de engenharia. Porém, o que mais você sabe sobre esse público, além da sua profissão?

Isso talvez não influencie tanto na segmentação dos anúncios, mas com certeza tem papel importante na criação das peças de publicidade — ou seja, o texto e as imagens em si.

Especialmente quando estamos criando anúncios para empresas B2B, é importante focar nas “dores” do cliente, indo direto naquilo que mais importa sobre seu produto. Com isso, você captura a atenção da pessoa e tem mais espaço para apresentar outros atributos do seu produto ou serviço.

Para descobrir quais são as “dores” do seu cliente e qual é a melhor maneira de falar sobre elas nos anúncios, só existe um jeito: pesquisar. Nós escrevemos um artigo apenas sobre pesquisas de público, que você pode ler aqui.

3. Crie anúncios interessantes

O volume de investimento financeiro no LinkedIn e a segmentação adequada do público são importantes, mas a criação de anúncios interessantes, de acordo com o que atrai o seu público-alvo, também é indispensável. Os três aspectos são igualmente importantes.

Não existe uma receita de bolo de como desenvolver bons criativos para os anúncios para engenharia, mas conhecer seu cliente, ter boas fotos, escrever textos claros e diretos já são um bom caminho para começar. Na dúvida, você sempre pode fazer testes com uma parte da verba e um público reduzido, antes de investir tudo na campanha geral.

Além disso, é bem importante conhecer os formatos oferecidos pela rede. No LinkedIn, é possível fazer anúncios para engenharia com:

  • conteúdo patrocinado: é semelhante aos posts que você publicaria na sua página, com imagens, vídeos ou documentos em PDF;
  • mensagens patrocinadas: permite que você envie mensagens na caixa de entrada das pessoas que, possivelmente, estão interessadas no seu serviço; 
  • anúncios de texto e anúncios dinâmicos;
  • formulários para geração de leads;

Além disso, a rede possui o LinkedIn Audience Network. Trata-se de uma rede que exibe anúncios em outros sites parceiros do LinkedIn, aproveitando as mesmas segmentações e programação. Vale a pena considerar essa possibilidade na sua estratégia.

4. Pense na segmentação de público

Uma das principais vantagens de fazer anúncios para engenharia na internet é que essas plataformas permitem segmentar o público detalhadamente. Assim, você não gasta a sua verba conversando com pessoas que não interessam à sua empresa. 

Mas claro que, pra isso, você e sua equipe precisam configurar a plataforma corretamente.

O LinkedIn ajuda nisso, oferecendo segmentações geográficas, demográficas (como idade e gênero), segmentações por área de atuação, cargo e até por nível hierárquico. Pensando num exemplo simples, se você trabalha com obras de grande porte para empresas, quem assina os contratos é um analista júnior ou um diretor? Um gerente ou coordenador pode influenciar na decisão ou apresentar sua empresa para os decisores?

Pense em todos esses detalhes e aproveite as possibilidades de configuração do LinkedIn para obter melhores resultados nos seus anúncios para engenharia.

5. Configure anúncios de remarketing

Nem sempre a pessoa vai clicar no seu anúncio na primeira vez que o viu. Além disso, ela talvez não entre em contato na primeira vez que clicou. É pensando nisso que existem os anúncios de remarketing, que impactam pessoas que já visitaram seu site ou clicaram em outros anúncios da sua empresa.

Com isso, podemos criar algo que chamamos de esteira de anúncios para engenharia. É uma série de anúncios que vai conduzindo a pessoa até o momento da compra, gerando mais chances de conversão para cada lead. 

6. Analise os resultados e aplique melhorias

Nossa dica final diz respeito à análise de dados. Isso é algo indispensável para qualquer campanha de anúncios para engenharia — seja no LinkedIn ou em outras redes.

Acompanhe o desempenho dos anúncios, com especial atenção nos primeiros dias, para saber se eles estão sendo exibidos, se as pessoas estão clicando e se as taxas de conversão estão satisfatórias. Além disso, quem está clicando realmente está no seu público-alvo?

Mesmo que esteja tudo correto, continue acompanhando os resultados. Sempre existe um espaço para melhorias nas campanhas. 

Sendo assim, podemos concluir que os anúncios para engenharia no LinkedIn não são tão diferentes dos anúncios que fazemos em outras redes. Eles demandam bastante esforço e atenção, além de criatividade. A grande diferença está no foco da própria rede, direcionada a conteúdo profissional — o que favorece as empresas B2B.

A BuildV é especialista em anúncios para engenharia em todas as plataformas, incluindo o LinkedIn Ads. Se você precisa de uma empresa para criar esse tipo de estratégia para a sua empresa de engenharia, entre em contato conosco pelos botões nessa página.