Marketing para engenharia: 6 ideias para diversificar sua estratégia

imagem representando uma pessoa trabalhando no marketing para engenharia.

Assim como a engenharia, o marketing para engenharia é um setor que exige inovação constante. Quer dizer… Isso se você quiser ter resultados relevantes no médio ou longo prazo. Se não, você pode continuar publicando os mesmos posts, os mesmos anúncios, mantendo o mesmo processo comercial…

Só não reclame quando os indicadores começarem a diminuir e os clientes deixarem de aparecer. Isso é só um reflexo da falta de novas ideias. 

Dito isso, a gente compreende que pode ser difícil pensar em novas ideias de marketing para engenharia. Na verdade, pensar até nas ideias antigas pode ser difícil o bastante, em muitas situações, não é mesmo? Por isso que a gente está sempre compartilhando ideias, aqui e no Instagram, para inspirar nossos clientes e seguidores.

O artigo de hoje segue essa linha. Pensando no que estamos fazendo para nossos clientes e no que observamos em nossas pesquisas, separamos seis estratégias de marketing além do óbvio, que você pode usar para diversificar suas iniciativas.  Mais do que trazer receitas prontas, a ideia aqui é inspirar você — quem sabe, você possa adaptar alguma ideia ou ter ideias novas, a partir das nossas sugestões. 

O que não dá é pra fazer sempre a mesma coisa. 

1. Produza conteúdo informativo e especializado

Para trabalhar com engenharia, você precisou estudar bastante, não é mesmo? E, no seu trabalho, você usa conhecimentos que a maioria das pessoas não têm. Isto posto, você já pensou em aproveitar esse conhecimento no seu marketing de conteúdo?

A gente já explicou, em outro artigo, porque o conteúdo é uma das melhores ferramentas no marketing para engenharia. Para isso, você pode postar fotos e vídeos nas redes sociais, textos falando sobre seu serviço, novidades da empresa… Mas, se estiver sem ideia do que mais postar, a resposta pode estar dentro de você. No seu conhecimento. 

Fale sobre os desafios do setor, responda a dúvidas comuns dos seus clientes, se posicione sobre questões atuais do seu mercado, escreva artigos sobre tendências, dê a sua opinião sobre novas tecnologias da área… Há muitas possibilidades.

Com isso, além de gerar conteúdo interessante para seus canais, você se posiciona como uma autoridade na sua área — e os clientes gostam disso. 

2. Interaja e estimule interação nas redes

Veja bem: as redes sociais se diferenciam de outros canais porque são uma via de mão dupla no que se refere à comunicação. Todo mundo ouve, mas também pode falar. 

Então, estimule seus clientes a falarem com você nas redes sociais. Peça a opinião deles sobre seus posts, peça opiniões sobre os projetos, estimule o envio de dúvidas, etc. E, claro, não se esqueça de responder aos comentários.

Você também pode abordar temas que geram esse tipo de discussão nas redes, fazendo uma provocação dentro dos limites do bom senso. Você pode criticar uma tendência que não gosta de usar em seus projetos, por exemplo, e estimular o debate nos comentários.

Mesmo que você receba uma ou outra crítica, ou algum comentário negativo, isso é “parte do jogo”. A questão é que essa interação, além de aumentar seu alcance orgânico, ajuda a humanizar sua marca — aproxima a empresa dos leads e clientes.

3. Reaproveite conteúdos e assuntos

A reciclagem é importante não apenas para o meio-ambiente. No marketing de conteúdo, ela é indispensável. Afinal, se um curso inteiro de engenharia acaba em cinco anos, quem dirá os conteúdos sobre isso nas redes sociais. 

Até porque a única pessoa que vai engajar com todos os conteúdos da sua empresa é você. Nenhum cliente, por mais fiel que seja, vai ver tudo.

Mas isso também não quer dizer que você possa repetir conteúdos e publicar as mesmas coisas várias vezes. A ideia é aproveitar conteúdos, trazendo um novo texto, um novo olhar ou uma abordagem diferente para aquele assunto

Pense em um projeto de reforma que você realizou. Em vez de publicar todas as fotos dele de uma só vez, falando tudo sobre ele, que tal dividir esse assunto em vários posts? Assim, você consegue entrar em mais detalhes e apresentar melhor suas ideias. 

Além disso, se você postou sobre esse projeto há dois meses, que tal relembrá-lo no mês que vem? Faça uma nova legenda, use novas fotos… Sabe aquele artigo que você escreveu no ano passado? Reescreva e poste com outro título. Isso também facilita sua produção de conteúdo no marketing para engenharia.

4. Se jogue no conteúdo caseiro

A gente que estudou marketing, fez várias disciplinas de fotografia e produção audiovisual está pagando com a língua: o conteúdo caseiro está trazendo ótimos resultados nas redes.

É claro que caseiro não quer dizer mal feito, ou feito de qualquer jeito. Mas sim que você não precisa de equipamentos e programas de última geração para fazer publicações para redes sociais. O mais importante é ter boas ideias e saber transmiti-las de um jeito legal.

Aliás, há algumas semanas, a gente publicou um texto sobre a importância das fotos no marketing para engenharia. E uma das nossas dicas é que você pode tirá-las com o celular — se souber usá-lo do jeito certo.

5. Invista em anúncios além das vendas

Pode parecer estranho fazer um anúncio para não vender, mas a verdade é que isso pode ser necessário quando falamos de marketing para engenharia. 

Veja bem: nem todo mundo que pesquisa termos relacionados ao seu produto ou serviço no Google está necessariamente pronto para comprar. Talvez, ele precise se informar um pouco mais sobre o assunto, para então decidir. Isso quer dizer que você vai ignorar essa pessoa — ou tentar empurrar seu produto a qualquer custo, correndo risco de causar uma antipatia nessa pessoa? Não, né?

Por isso que os anúncios para engenharia são importantes além das vendas. Você precisa pensar em todas as etapas do processo de compra e, se possível, fazer anúncios para todas elas. Assim, você cria um processo que leva o cliente até o momento da compra.

Leia também: Como construir uma esteira de anúncios para engenharia

6. Capriche no processo comercial

Para concluir, muitos engenheiros e empresários do ramo de engenharia gastam muita energia pensando no marketing e se esquecem do processo comercial. Se você não sabe como tratar um lead, quando ele entra em contato com a empresa, todos os esforços são jogados no lixo — inclusive, as ideias que demos nesse post. 

Por isso, se você está buscando maneiras de melhorar sua estratégia de marketing para engenharia, talvez a resposta esteja dentro da empresa, no comercial — e não fora, nas redes sociais ou nos anúncios. Como dito, essas são apenas algumas dicas e existem várias outras formas de diversificar suas estratégias de marketing. A gente está sempre compartilhando conteúdos sobre isso, então convidamos você a acompanhar o site da BuildV e seguir nosso perfil no Instagram.