Quando contratar uma consultoria de marketing para engenharia?

Nós somos suspeitos para falar, afinal esse é o serviço que oferecemos todos os dias para os nossos clientes, mas não é nenhum exagero dizer que uma consultoria de marketing para engenharia pode transformar a realidade de uma empresa para melhor.

Isso porque uma consultoria de marketing trabalha na identificação de oportunidades e no desenvolvimento de planos de ação para aproveitá-las. Com isso, a ideia é posicionar a empresa no mercado de forma eficiente para atrair mais clientes na construção civil — e, com isso, aumentar o faturamento.

Mas se você quer saber como o serviço funciona, você pode ler outras seções do nosso site e entrar em contato com nossa equipe comercial. Vamos ter todo prazer em apresentar os serviços para você. A questão, para esse artigo, é: quando uma empresa está no momento certo de contratar uma consultoria de marketing para engenharia?

Será que empresas muito pequenas não deveriam esperar um certo crescimento antes de investir nesse tipo de serviço? E será que as construtoras maiores ainda precisam de uma consultoria, se elas já são bem sucedidas? É sobre isso que vamos falar, a seguir.

Os momentos da consultoria de marketing para engenharia

Respondendo à pergunta do título de forma bastante direta, a verdade é que empresas de qualquer porte e em qualquer momento podem se beneficiar da consultoria de marketing para engenharia. Isto é, se o fornecedor souber como adaptar suas soluções para servir ao momento da empresa, já que as necessidades são muito diferentes.

Aquilo de que uma empresa pequena precisa provavelmente vai parecer banal para uma grande construtora, com faturamento mensal na casa dos seis ou sete dígitos. E por outro lado, uma empresa pequena também não tem a capacidade de investimento ou o espaço para experimentação de uma grande construtora. 

Mas, dito isso, uma boa consultoria é capaz de compreender os momentos e adaptar suas soluções para ambos os tipos de empresas — até porque, independente do seu momento, cada empresa é única. O mercado é que é o mesmo.

Pensando nisso, a BuildV desenvolveu metodologias que são adaptadas para as realidades particulares de cada cliente, com base em sua experiência no marketing para engenharia. Uma das mais importantes é o plano em três fases, com geração de receita, de relevância e de autoridade em curto, médio e longo prazo. Nós explicamos mais sobre ela neste outro artigo, mas fazemos um breve resumo abaixo:

  1. Geração de receita em curto prazo: fazer ajustes no processo comercial e comprar anúncios para aqueles clientes que estão mais próximos da compra, com foco total em vender.
  2. Geração de relevância no médio prazo: aumentar a base de leads e investir em sua nutrição, para que a empresa se torne mais conhecida no segmento.
  3. Geração de autoridade no longo prazo: investimentos em campanhas e marketing de conteúdo para tornar sua empresa mais respeitada de modo geral, ainda que as pessoas não queiram comprar neste exato momento (embora isso otimize todas as outras etapas do processo de venda, indiretamente).

Lembrando que essa é uma visão geral de uma das metodologias que utilizamos. Mas isso ajuda a entender como as estratégias precisam ser adaptadas para os momentos de cada empresa, como vamos mostrar a seguir.

O marketing para engenharia em empresas maiores

Mesmo as empresas maiores e mais consolidadas podem precisar de uma consultoria de marketing para engenharia para ajustar processos ou mesmo para se atualizar. Afinal, há novos canais de captação de clientes e novas oportunidades de faturamento.

Sendo assim, uma consultoria pode ajudar uma grande empresa a se posicionar nas redes sociais para engenharia, criar anúncios online mais eficientes e, dessa maneira, encontrar uma nova fonte de receita no marketing digital.

Ela pode não precisar de orientações diretas em detalhes como o processo comercial, que talvez já funcione muito bem. Porém, pode se beneficiar de anúncios para vender mais, de estratégias de captação e nutrição de leads ou mesmo de uma campanha digital que ajude na construção de autoridade. Com recursos para investir, é possível conquistar resultados expressivos em qualquer um desses objetivos.

A consultoria de marketing para engenharia no início da empresa

Se você está no início de uma empresa, seu bem mais precioso é o tempo. Você precisa de faturamento no curto prazo — se possível, com o mínimo de investimento. Aliás, a gente já publicou um artigo com ideias de captação de clientes na engenharia com “custo zero”.

A questão é, a partir disso, nós podemos observar uma grande diferença na consultoria de marketing para engenharia nos diferentes momentos de empresa.

Uma empresa com 10 milhões de faturamento mensal pode gastar 2 mil reais para testar uma nova abordagem de anúncio. Isso é, como dizem, o “troco do pão” para uma empresa de grande porte. Mas para um negócio que fatura 10 mil por mês — ou que nem consegue ter um faturamento fixo, ainda — gastar 2 mil reais sem retorno pode significar a falência.

Ou seja, a consultoria de marketing para engenharia no início precisa seguir em caminhos mais seguros. Além disso, precisa pensar em soluções com retorno rápido, já que grandes empresas podem investir para ganhar daqui um ano ou depois — porém as menores não podem se dar a esse luxo. Não há dinheiro em caixa para bancar isso.

Só que esse espaço menor para experimentar e a necessidade de retorno em curto prazo não inviabilizam o investimento em marketing para engenharia. Pelo contrário: só fazem com que ele seja mais importante. 

Uma solução para empresas que estão começando

Como explicamos acima, é possível investir na geração de receita em curto prazo — e esse é o foco da consultoria de marketing para engenharia em empresas menores. 

E dependendo do porte do negócio, nós podemos oferecer também o que chamamos de serviço pontual. Como a BuildV tem experiência no mercado de engenharia e desenvolveu metodologias que já funcionaram com dezenas de clientes, consegue replicar seu modelo sem acompanhar o cliente de maneira tão próxima — o que encarece o serviço. 

Sendo assim, nossa ideia é vender a estrutura e o conhecimento, para que esses clientes apliquem por conta própria. Assim, nós conseguimos reduzir bastante o custo e o negócio consegue garantir um mínimo de faturamento para sobreviver — para contratar o serviço completo. É um modelo diferente de consultoria de marketing para engenharia, que nós indicamos para diversas empresas.

Para concluir, é importante entender que contratar uma consultoria especializada no seu setor faz toda diferença, independente do tamanho da empresa. A questão é que, para as menores, isso é ainda mais crítico: você não pode desperdiçar dinheiro, nem tem tempo para ficar experimentando fornecedores. Então, busque uma solução segura. 

Dito isso, se você acha que ainda não está na momento de contratar uma consultoria de marketing para engenharia, pode se informar mais sobre o serviço seguindo a BuildV no Instagram. Nós publicamos conteúdos informativos com bastante frequência.