Como construir uma esteira de anúncios para engenharia — e por quê?

Arte representando marketing para engenharia (Fonte: storyset/Freepik)

Quando você pensa em anúncios para engenharia, você provavelmente pensa em textos e imagens bem feitos, com uma segmentação eficiente para os públicos-alvo e veiculação nas principais plataformas disponíveis. E você não errou nisso. 

A questão que nós queremos trazer neste texto é que veicular anúncios bem feitos não é o suficiente para garantir resultados relevantes no fundo do funil de captação de clientes. É  essencial encaixar seus anúncios em uma estratégia de captação completa e abrangente — algo que, aqui na BuildV, nos acostumamos a chamar de esteira de anúncios. 

Essa estratégia parte do princípio de que nem todas as pessoas estão no mesmo nível de consciência sobre a compra — e nós vamos falar mais sobre isso, no decorrer do artigo. E criar essa esteira de anúncios é interessante para atrair todas as pessoas, independente do nível em que elas estejam no momento. 

Mais do que isso: ela ajuda a conduzir a pessoa de um nível para outro, até que ela chegue no momento ideal da compra. Tudo por meio de anúncios para engenharia. 

Porém, cada etapa da esteira contém anúncios bem diferentes, cada um com um discurso e uma abordagem próprios para aquele momento. A seguir, nós vamos explicar como nós construímos a nossa esteira, aqui na BuildV, para que você possa se inspirar. E caso você queira conferir outros conteúdos do tipo, fique a vontade para explorar nosso site:

As etapas da esteira de anúncios para engenharia

Como dissemos anteriormente — e como já explicamos em outros artigos que você pode ler aqui no site —, fazer anúncios bonitos, bem escritos e bem segmentados é essencial. O que vamos falar no texto de hoje vai além disso e está relacionado à estratégia de anúncios para engenharia. Uma questão tática, essencialmente focada em resultados.

Para explicar isso de forma mais clara, vamos usar o exemplo da esteira que construímos aqui na BuildV, para vender o nosso serviço: consultoria de marketing para engenharia e construção civil

Os vários níveis de consciência

Existem pessoas que já conhecem esse serviço e até já contrataram outros fornecedores — e só precisam ser convencidos de que a BuildV é uma boa consultoria de marketing na engenharia. Mas existem pessoas que não sabem como funciona o serviço ou não sabem quais empresas o oferecem. 

Ou, ainda, há muitas pessoas que nem sabem que esse serviço existe. 

Elas só sabem que têm um problema na sua empresa — precisam vender mais, conquistar novos clientes, fechar mais contratos… —, mas não têm ideia de que tal problema pode ser resolvido com o marketing para engenharia

Não dá pra fazer o mesmo anúncio para falar com esses três grupos, certo? Isso porque as pessoas estão em diferentes níveis de consciência em relação à contratação do serviço de consultoria de marketing para engenharia. Então, quando falamos em esteira de anúncios para engenharia, estamos falando de anúncios diferentes para cada um desses níveis.

Além disso, pensamos em como utilizar nossos anúncios para conduzir as pessoas até o último nível. Combinar os anúncios em uma mesma estratégia, de modo que uma pessoa que só conhece o problema, passe a conhecer a solução e, depois, seja convencida de que a BuildV é a empresa que ele deve contratar. 

Sendo assim, nossa esteira de anúncios para engenharia possui 3 níveis:

  • problem aware: a pessoa que está consciente do problema;
  • solution aware: a pessoa que sabe que existe uma solução para seu problema;
  • product aware: a pessoa que sabe qual é a solução para seu problema, mas precisa de um fornecedor. 

A partir disso, há várias coisas que vão mudar: o discurso do anúncio, a página para a qual a pessoa é conduzida quando clica nele, bem como as buscas em que esse anúncio deverá aparecer. A seguir, nós explicamos um pouco melhor sobre isso. 

Fonte da imagem: pch.vector/Freepik.

A primeira etapa: problem aware

Pensando no nosso serviço de marketing para engenharia, a primeira etapa da esteira de anúncios é formada por pessoas que fazem buscas abrangentes, do tipo “como aumentar o faturamento da minha construtora” ou “como vender mais obras”.

Essa pessoa tem um problema, mas não sabe como resolvê-lo. Então, nós a direcionamos para uma página no nosso site que tira sua dúvida, ainda que de forma menos profunda, já que ele ainda não está preparado para contratar o serviço. 

Mas, depois, podemos aplicar uma campanha de remarketing com anúncios que estão na próxima etapa da esteira.

A segunda etapa: solution aware

A pessoa que pesquisa “marketing para engenharia” ou “marketing digital na construção civil” já sabe que pode resolver seus problemas com a nossa solução. Porém, ela não sabe como o serviço funciona exatamente ou onde encontrá-lo. 

Sendo assim, os anúncios para essa etapa direcionam o usuário para outra página, com uma abordagem mais informativa sobre o serviço em si. Novamente, nós aplicamos uma campanha de remarketing para direcionar o usuário à próxima etapa.

A última etapa: product aware

A esteira de anúncios para engenharia termina com as pessoas que estão pesquisando o exato serviço que você fornece — ou até pelo nome da empresa ou de concorrentes.

No nosso caso, são pessoas que procuram por “agência de marketing para engenharia” ou “sites para construtoras“, entre outras buscas do tipo. Elas já sabem qual é seu problema e qual é o produto que vai resolvê-lo. Elas só estão procurando um fornecedor e nós temos que convencê-las de que somos nós

Pensando nisso, nossos anúncios e as páginas para as quais eles direcionam precisam de argumentos como cases, números de autoridade, provas sociais, comparações… 

Criar uma esteira de anúncios para engenharia é contribui muito para os resultados (Fonte da imagem: DCStudio/Freepik)

Aplicando a esteira de anúncios para engenharia

Como deve ter conseguido observar na explicação anterior, cada etapa demanda anúncios totalmente diferentes, certo?

Então, para criar sua esteira de anúncios para engenharia, você deve começar analisando quais são as dúvidas que seus possíveis clientes têm e que tipos de buscas eles fazem para respondê-las, baseados no que eles sabem (ou não sabem) sobre o serviço. 

Depois disso, você deve encaixar essas etapas com campanhas de remarketing, que façam a pessoa “avançar” entre os níveis. Além disso, você pode se aproveitar de suas estratégias de marketing de conteúdo — educando o possível cliente, de modo que ele conheça mais sobre o serviço e chegue às próximas etapas. 

Trazendo um exemplo simples, pensando em projetos de engenharia. A pessoa que nem sabe do que ela precisa (primeira etapa), pode pesquisar “de quais projetos eu preciso para começar uma obra” ou “qual é o profissional que faz o projeto estrutural”. Essa pessoa não está pronta para contratar o serviço — mas você pode conduzi-la até, com anúncios. 

É claro que essa esteira de anúncios para engenharia pode não ser tão linear, na prática, e você pode precisar de muito mais do que três ou quatro anúncios para conduzir o cliente até o momento da compra. Porém, tudo começa por reconhecer que essas três etapas são bem diferentes e que você precisa criar essa estratégia.

Se você precisa de auxílio para aplicar esse conceito na sua empresa ou só quer conversar mais sobre ele, entre em contato com a nossa equipe.

Logo BuildV
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.