A importância das fotos no marketing digital para engenharia

Saber como tirar fotos bonitas, que chamam a atenção (por bons motivos), é indispensável para ter sucesso em qualquer estratégia de marketing digital para engenharia. Porém, se você é da área da engenharia— e se acostumou a analisar as imagens com olhar técnico — é compreensível que não entenda exatamente do que estamos falando. Afinal, fotos são só fotos: desde que dê pra ver o que eu quero mostrar, está ótimo, não?

Na engenharia, em uma análise técnica, pode até ser esse o caso. Mas no marketing digital para engenharia não. 

No marketing, as fotos servem para passar uma mensagem e atrair a atenção das pessoas — especialmente em uma rede social como o Instagram, que é essencialmente visual. Por isso, todos os detalhes importam para compor uma imagem bela e atraente, por menores que esses detalhes sejam. 

É claro que não se trata de uma questão exatamente consciente — a maioria das pessoas não saberá dizer que foi por um detalhe X ou Y que ela não gostou de tal imagem. Mas ela sabe que não gostou, ou que não chamou atenção. E é isso que importa. 

Nos nossos artigos, a gente sempre lembra que o marketing, ao contrário da engenharia, não é uma ciência exata. A fotografia se encaixa na mesma situação. Mas, por experiências anteriores, nós sabemos como tirar fotos bonitas e atraentes — e vamos dividir essas dicas com você, no artigo de hoje. 

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1. O objeto das fotos

Antes de tudo, é importante ponderar qual será a mensagem das fotos: você quer mostrar uma obra, o progresso dela, o projeto em si? Essa reflexão é bem importante quando você pensa em fotos pelo viés do marketing digital para engenharia. 

Um exemplo real: uma construtora de casas de alto padrão que publicava vídeos de obras, com muita sujeira e cimento — comuns a uma obra. O dono da construtora dizia que fazia isso porque os clientes precisavam ver que as casas realmente estavam sendo construídas e que aquela construtora não iria atrasar, como os concorrentes faziam. 

A questão é que sujeira e cimento, embora sejam comuns numa obra, não combinam com a ideia de alto padrão, certo? Existem outras maneiras de ilustrar o progresso da obra sem mostrar esse lado. Você pode, pelo menos, organizar o canteiro de obras — mas nós vamos falar mais sobre isso no item 4 da lista. 

O que queremos dizer é que existem várias formas de mostrar uma coisa e de comunicar uma determinada mensagem. Se você quer mostrar o progresso, como o exemplo acima, que tal mostrar uma obra em fase de acabamento — já mais bonita? Ou fazer um vídeo em timelapse de um ângulo geral da fachada, sem mostrar bagunça?

Outro exemplo: caso você queira mostrar a qualidade dos materiais, uma foto com zoom em uma pia (ainda que mostre a marca da louça) pode não ser a melhor maneira. Ao invés disso, você pode tirar uma foto bonita do ambiente e colocar esse detalhe na legenda. 

Enfim… Há inúmeros exemplos de como você pode mostrar um detalhe e comunicar algo sem ser tão literal. Por isso, antes de sair clicando qualquer coisa, pense nas mensagens e impressões que você deseja transmitir com essas fotos.

2. O equipamento fotográfico

Pensou no que e em como tirar as fotos? Agora, prepare seu equipamento.

Por mais que nós sejamos detalhistas para fotos, nós não vamos dizer que você precisa de uma câmera profissional para as suas. Na verdade, você pode usar a câmera do seu celular para tirar fotos e até gravar vídeos para usar no marketing digital para engenharia. Só se certifique de usá-la direito.

  1. Antes de tudo, limpe bem as lentes. Como nós usamos o celular o dia todo, e o deixamos apoiado em qualquer lugar, elas provavelmente estarão sujas. 
  2. Coloque aquelas grades na tela, para ajudar no enquadramento.
  3. Use a função de foco, tocando no objeto principal da foto, antes de clicar. 
  4. Evite usar o zoom do celular. Se você precisa focar em algo, aproxime-se.
  5. Se necessário, leve um tripé para fixar bem o celular e evitar fotos tremidas. 
  6. Não use o flash do celular — mas vamos falar mais sobre isso no item 3.

Além disso, é importante conhecer bem as funções do seu celular — talvez você tenha um aparelho sensacional, mas não usa um décimo das funções dele. Pensando nisso, antes de sair clicando, vale tirar um tempo para testar o modo retrato, o zoom de 0,5x (presente nos últimos iPhones), o modo HDR, as câmeras secundárias, a seleção de foco e por aí vai… 

3. A luz ideal para tirar fotos

A gente disse que o marketing e a fotografia não são ciências exatas, mas aqui vai um dado importante: a iluminação é, no mínimo, 30% de uma boa foto no marketing digital para engenharia. Isso é algo muito importante.

Sendo assim, evite tirar fotos à noite ou no fim da tarde. O sol forte do início da tarde ou do fim da manhã é o melhor para garantir uma boa iluminação, que mostre todos os detalhes da imagem. Em ambientes internos, verifique onde está a janela e tire suas fotos sempre a favor da luz — nunca contra ela. Pros seus olhos, a imagem pode estar nítida em qualquer direção, mas o sensor da câmera funciona de um jeito diferente. 

Se você quer tirar fotos de um objeto específico, veja bem como a luz bate nele. Ver antes de clicar sempre é uma ótima ideia. Na dúvida, faça vários cliques e escolha o melhor com calma (ou peça a opinião de alguém). 

Caso seja impossível contar com a iluminação natural evite usar o flash do celular — a não ser que ele seja sua única opção. Acenda uma lâmpada ou uma lanterna, mas busque criar uma iluminação difusa, que não bata de forma direta nos objetos fotografados.

4. A “criação” do cenário

No primeiro item da lista, nós falamos sobre a sujeira e o cimento das obras, certo? Pois é… Nós entendemos que, por mais que você tente manter o canteiro organizado, sempre há uma bagunça ou outra. Mas, quando o assunto é marketing digital para engenharia, essa “baguncinha” não deve aparecer. 

Então, se necessário, dê uma geral (ou peça para darem) no canteiro. Tire fios enrolados, a lata de tinta aberta e pingando e os restos de madeira do caminho, antes de clicar. 

Agora, se você vai tirar fotos de uma construção pronta, a criação do cenário é ainda mais importante. Afinal, a pessoa precisa realmente se imaginar morando naquele espaço (que, em muitos casos, ainda está vazio). Então, organize tudo na medida do possível.

5. O ângulo e enquadramento

Se a iluminação é uns 30% de uma boa foto, o ângulo e o enquadramento são outros 30% ou 40% — e todo o resto tem importância menor. 

Sobre isso, é comum que as pessoas simplesmente peguem o celular e saiam tirando foto, do jeito que o celular ficou na mão. Aí, a imagem sai torta e o que deveria estar na vertical está quase na horizontal e vice-versa. 

Você pode argumentar que é possível ver o que está na foto, mesmo que ela esteja torta — e não está errado. Mas, para o marketing digital para engenharia, uma foto torta não serve. Isso porque ela tende a causar um incômodo, ainda que pequeno, lá no inconsciente. Não é à toa que todo filme de terror tem cenas com ângulos tortos e câmeras tremidas. 

É claro que existem situações, como fotos de detalhes, que você pode trabalhar um ângulo diferente e fazer uma imagem mais “conceitual”, por assim dizer. Mas, quando falamos de fotos de obras em plano geral, o ideal é fazê-las bem retinhas

Dito isso, trabalhe também com o enquadramento. Lembra da nossa dica inicial de deixar as grades na tela da câmera? Aqui que elas são úteis: os olhos tendem a bater primeiro nos locais onde as linhas se encontram, próximo do meio da imagem, mas não exatamente no meio. Então, preste atenção no que você vai colocar nessa área. 

O que mais você pode mostrar no marketing digital para engenharia?

Para terminar o artigo, um item “bônus”. Além de tirar fotos de obras e construções, pense no que mais você pode mostrar no seu Instagram para engenharia. Que detalhes dos seus trabalhos diários podem render cliques bonitos?

Pense nos detalhes das construções — das maçanetas ao modo como a luz da manhã bate na janela do quarto —, mas também no escritório. Uma mesa de luz com um projeto legal, por exemplo. O pessoal concentrado nos projetos. Uma mesa com lápis e esquadros.

Talvez não dê nada, mas talvez renda um post legal. 

Isso é interessante porque, pensando no marketing de conteúdo para engenharia, postar sempre a mesma coisa — obra, obra, obra… — pode esgotar suas possibilidades. Claro que você pode questionar a utilidade de publicar essas fotos. Mas a utilidade é essa: manter as pessoas interessadas na sua página, com imagens bonitas, e mostrar seu trabalho. Muitas vezes, é uma foto de um detalhe do escritório que vai comunicar isso, além das obras. 

Agora, voltando para uma questão mais prática, invista bastante em montagens de “antes e depois”, especialmente se você trabalha com reformas. Você pode utilizá-las no formato carrossel (posts com várias fotos) no Instagram para engenharia, mas também fazer vídeo (é possível editar rapidamente, com apps como CapCut) ou criar montagens (com Canva).

Você talvez já saiba fazer várias dessas coisas e algumas de nossas dicas parecem “chover no molhado”, para você. Mas, se você não entende de nada disso, não se assuste: você só precisa de prática. Com o tempo, seu olhar vai ficar treinado para o clique perfeito. Se você quer saber mais sobre o assunto, incluindo alguns exemplos práticos, veja o vídeo que um dos sócios da BuildV publicou no nosso Instagram. Ah, e leia outros artigos sobre marketing digital para engenharia no nosso site.