Entenda porque as redes sociais para engenharia devem ir além da propaganda

Há um tempo, nós publicamos um artigo explicando porque você deve fazer anúncios que não vendem seu produto de forma tão explícita. São os chamados anúncios informativos, que servem àquele público que ainda não está necessariamente pronto para comprar da sua empresa. Pois bem: o mesmo deve acontecer com as redes sociais para engenharia, ainda que por motivos diferentes. 

Isso pode parecer contraditório. Afinal, se as redes sociais são da empresa, elas devem ser usadas para promover seus produtos ou serviços e ajudar na conquista de novos negócios, não é mesmo? 

Sim! Só que é justamente por isso que você não pode fazer propaganda em todos os seus posts nas redes sociais. Porque a verdade é que as únicas pessoas no mundo que gostam de propaganda são os publicitários — o resto do mundo “pula” os anúncios, a não ser que sejam muito legais. 

Então, por que as pessoas seguiriam o seu perfil para ver um monte de publicidade da sua empresa? O ideal é misturar os assuntos e trazer outros conteúdos interessantes para os seguidores — como vamos sugerir mais à frente. 

Por que o excesso de autopromoção pode “matar” suas redes sociais? 

Você sabe quais são os brasileiros mais seguidos no Instagram? Neymar tem 210 milhões de seguidores. Mesmo celebridades conhecidas apenas no Brasil passam dos 50 milhões, como Whindersson Nunes, Larissa Manoela e Tatá Werneck. 

E qual a marca mais seguida no Instagram? A Netflix tem 36 milhões de seguidores, mas é um “ponto fora da curva”, já que fala de cultura pop. Depois dela, vem O Boticário, com uns 10 milhões. Outras marcas famosíssimas ficam na casa do milhão e a grande maioria das empresas não chega nem nos cinco dígitos. 

Isso porque as pessoas não estão nas redes sociais para ver publicidade. Elas sabem que a publicidade “faz parte” — até porque é isso que sustenta as redes sociais — mas preferem seguir pessoas e não empresas. Redes sociais são, antes de tudo, ferramentas de conexão humana. E é por isso que o conteúdo precisa ser muito bem feito, quando a gente fala de redes sociais para engenharia. 

Há dados que ajudam a corroborar essa ideia. Segundo dados divulgados pela empresa de mídia Mlabs, 40% das pessoas deixam de seguir marcas por excesso de autopromoção. Aí, há mais um ponto que você precisa levar em conta: a frequência. 

É comum ver empresas que postam uma vez por semana ou duas vezes, no máximo. Mas o ideal para ter uma boa frequência é aparecer duas vezes por semana na tela da mesma pessoa. Você pode conseguir isso fazendo impulsionamentos, é claro. Porém, se você não quer gastar toda sua verba nisso, é necessário postar todos os dias para garantir a entrega de conteúdo para todos os seus seguidores.

Então, você vai postar publicidade todos os dias? Pense em você como cliente: você teria vontade de seguir uma página assim? Pois é. 

Isso não quer dizer que você não possa falar do seu produto ou serviço. Há muitas formas de fazer isso sem fazer publicidade explícita. Essa é a questão.

O que mais publicar nas redes sociais para engenharia?

Aqui, precisamos fazer uma concessão: as redes sociais para engenharia têm um desafio um pouco maior nesse aspecto. É diferente de Boticário, Renner, Natura — todas marcas com milhões de seguidores nas redes sociais — que falam de moda e estilo de vida. Esses são assuntos que facilitam a expansão do conteúdo para além da pura publicidade.

Mas é possível fazer isso nas redes sociais para engenharia sim. A gente, aqui na BuildV, faz. Siga o nosso Instagram e comprove: a gente quase não faz propaganda explícita. Isso porque há dois caminhos muito importantes:

  1. Publicar conteúdo útil para seu cliente.
  2. Publicar conteúdo sobre um universo que envolve seu produto, mas além dele.

A gente segue bastante esse primeiro caminho. O nosso maior foco no marketing digital é trazer informações úteis para quem é nosso cliente ou pode, um dia, ser. Então, existe um motivo para seguir a BuildV: se informar sobre marketing para engenharia. 

Mas se fosse só publicidade, que motivo as pessoas teriam para seguir a gente? Nenhum. Se  nós queremos mostrar publicidade, temos que pagar pra isso. 

Por outro lado, é claro que ficar sempre pensando em conteúdos novos e interessantes é uma tarefa bem complicada. Mas ela se torna um pouco mais simples quando você pensa em categorias — ou editorias, como costumamos classificar no marketing. 

Algumas sugestões de conteúdo de redes sociais para engenharia

Mesmo sendo difícil, não é impossível ser criativo nas redes sociais para engenharia. Nós falamos isso com conhecimento de causa, já que a BuildV tem engenheiros e profissionais de marketing na equipe. Somando esses conhecimentos, temos algumas ideias para você:

  1. Identificação: Publicações que falem sobre a dor do seu cliente e que façam ele se identificar com sua marca, seja com piadas, frases e pensamentos que são “lugar comum” na sua área. Esses posts são ideais para atrair pessoas que estão no início da jornada de compra
  2. Dúvidas: Busque as dúvidas mais comuns sobre seu produto/serviço no Google, Instagram, em fóruns e crie posts com isso. Outra ideia é abrir aquelas caixinhas de perguntas nos stories. Se você tiver poucos seguidores, você mesmo pode mandar a pergunta para responder — o importante é gerar conteúdo interessante.
  3. Interação: Seguindo na dica anterior, você pode publicar enquetes, fazer perguntas ou levantar debates entre seus seguidores. Só lembre de deixar a equipe avisada, já que o próprio time pode participar com suas redes pessoais, para ajudar no início.
  4. Dicas: Traga informações que permitam aos clientes aproveitar melhor o produto ou serviço da sua empresa. Ou, então, informações que façam as pessoas notarem que seu produto/serviço é mesmo necessário para elas. 
  5. Prova social: Depoimentos e comentários de clientes figuram entre as melhores formas de publicidade, já que as pessoas acreditam mais no comentário de outro cliente do que na própria marca. 
  6. User-generated content ou conteúdo gerado pelo usuário. Se os clientes postam fotos usando seu produto ou serviço em obras, por exemplo, por que não repostar?
  7. Bastidores: Mostre o dia a dia da empresa, quem trabalha nela e detalhes curiosos sobre a empresa. Talvez as pessoas gostem de saber como seu produto é fabricado, por exemplo. Isso humaniza a marca. 

Além de tudo isso, você também pode publicar promoções, ofertas e fazer publicidade de seus produtos. Mas observe que isso é apenas uma dentre várias possibilidades nas redes sociais para engenharia. 

Outro ponto interessante é que um único assunto pode render vários posts. Em primeiro lugar, porque as pessoas não querem ler textões enormes nas redes sociais — então você pode dividir o conteúdo. Mas também porque, com o alcance orgânico das redes sociais, você pode reescrever o mesmo post, fazer outra arte e publicar no dia seguinte. 

Dificilmente ele será entregue para a mesma pessoa. E se for, é outro post. Só o assunto que é o mesmo. O bom é que isso otimiza sua produção de conteúdo

O Rafael Kiso, CEO da Mlabs que citamos no início, é mestre em fazer isso: ele utiliza uma pesquisa e faz três ou quatro posts sobre ela, trazendo dados ou interpretações diferentes. Mas o assunto é o mesmo, entende? Ah, e ele posta todos os dias. 

Mas se você pensar em seguir cada uma das ideias da nossa listinha acima, você poderia publicar um post de cada categoria por semana, sem repetir — e teria posts todos os dias nas suas redes sociais para engenharia, sem contar a publicidade. Para concluir, a gente precisa ser sincero em dizer que, sim, ter esse volume de conteúdo dá muito trabalho — e tudo bem se isso não for possível para sua empresa. Essa hipótese de um post por dia é o mundo ideal para uma empresa que quer crescer só com o alcance orgânico das redes sociais. Trabalhando com anúncios para engenharia e outros canais, é possível crescer “pegando mais leve” no conteúdo.