Identidade visual e logotipo para engenharia: como criar a sua

Uma das primeiras coisas que todo empreendedor faz, quando abre sua empresa, é criar uma marca: um nome e um logotipo. Mesmo que seja algo simples, apenas para colocar algo nas fotos de perfil da empresa, todo empreendedor faz alguma coisa nesse sentido. De fato, como diz o ditado, feito é melhor que perfeito — mas, no artigo de hoje, nós vamos explicar porque você deve dar mais importância à identidade visual e logotipo para engenharia.

Para começar, o marketing digital é muito importante quando você precisa captar clientes na engenharia. Mas o marketing, especialmente nas redes sociais, é extremamente visual. Pense em você, quando está usando algum aplicativo: as imagens e as cores chamam atenção antes mesmo de você ler qualquer texto. 

Nesse contexto, ter um logotipo para engenharia bonito e uma identidade visual bem feita são coisas que ajudam sua empresa a ganhar destaque nesse oceano de oportunidades que é o marketing para construção civil. Como já comentamos em outros artigos, é lógico que não é exatamente por isso que as pessoas vão fechar contrato com você — mas isso, com certeza, ajuda bastante. Há inúmeros exemplos que comprovam o poder das marcas. 

Por isso, nós preparamos esse artigo explicando os principais elementos de uma identidade visual bem feita, com destaque para o logotipo, que talvez seja o mais importante deles. Com essa leitura, esperamos que você se convença a investir na sua marca, assim que possível. 

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O que é identidade visual e qual sua importância?

A identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que identificam a sua empresa no mercado, permitindo que o cliente a reconheça. O ideal é que essa identidade comunique seus valores e propostas para o público, de forma visual, criando sensações que façam o público se lembrar da sua empresa de forma positiva. Sim, é possível evocar sensações apenas com uma identidade visual e um logotipo. 

Você não precisa passar na frente de um McDonald’s e sentir o cheio do hambúrguer para se lembrar dele. É só ver o vermelho característico e o “M” dourado em forma de arco. 

A mesma coisa acontece com várias outras marcas famosas, da Coca-Cola à Apple, da Adidas ao Itaú, apenas para citar alguns exemplos. As letras cursivas brancas no fundo vermelho, a maçã mordida, as três listras, o quadrado laranja… Gostando ou não dessas empresas, cada uma dessas marcas têm elementos inconfundíveis que fazem você se lembrar delas, assim que vê algo na rua, na televisão ou na internet — antes mesmo de ler o nome da empresa. 

É lógico que essas empresas conseguem ser tão reconhecidas por tantas pessoas porque elas investiram milhões de dólares em marketing, por décadas, com campanhas enormes. Porém, se você parar para pensar, elas também começaram “do zero”. Guardadas as proporções — o mercado, a capacidade de investimento, etc — sua empresa também pode ter uma identidade visual inconfundível, dentro do seu nicho, junto aos seus públicos específicos. 

Mesmo na engenharia, que costuma ser um segmento mais técnico, a construção de marca é algo muito importante. E isso se dá por uma série de motivos:

  • A construção de marca ajuda sua empresa a se diferenciar da concorrência;
  • Uma boa identidade visual torna sua empresa mais fácil de reconhecer, independente do contexto em que ela esteja inserida. 
  • Um logotipo para engenharia bem feito demonstra profissionalismo — afinal, mostra que você tem cuidado com a sua empresa. 

Essas são apenas algumas razões para você investir em uma identidade visual e um logotipo para engenharia. Em última instância, são investimentos que ajudam sua empresa a ter mais destaque no mercado e captar mais clientes. E é isso que você deseja, não é mesmo?

Os elementos da identidade visual para engenharia

O logotipo para engenharia é um dos elementos que compõem uma identidade visual — mas não é tudo. Quando falamos de identidade, estamos nos referindo a todos os elementos que, juntos, criam “a cara” da empresa no marketing para engenharia. Se você está curioso para saber que elementos são esses, nós falamos um pouco mais sobre cada um, a seguir.

Logotipo para engenharia

Começando pelo elemento que talvez seja o mais importante, temos a marca — que também é chamada de logo, logotipo ou logomarca (ainda que logomarca seja redundante, já que logo e marca têm o mesmo significado e a mesma origem, no grego). 

Independente do nome que você use, a marca é o símbolo que identifica sua empresa, com a forma como o nome é escrito, as cores e demais elementos gráficos que ficam junto ao nome. Você pode criar essa marca de diversas formas:

  • Logotipo: Quando você só tem o nome escrito de uma forma especial, como na própria Coca-Cola, Google, Zara, Netflix e outras. Não há outros símbolos além do nome.
  • Imagotipo: Quando você tem o nome e uma imagem que, juntos, formam a marca. Eles podem ser separados eventualmente, mas funcionam melhor juntos. Amazon, Lacoste e Spotify são bons exemplos. 
  • Isotipo: É aquele elemento visual que, sozinho, já representa a marca mesmo quando não há nada escrito. Acontece mais com marcas muito famosas, como a maçã mordida da Apple, os arcos dourados do McDonald’s ou o “swoosh” da Nike. 
  • Isologo: Quando você tem a imagem e o texto agrupados, formando um só elemento. Burger King, Starbucks, Ford, BMW são alguns dos vários exemplos disso.

Nenhum desses tipos é necessariamente melhor do que o outro — como você pode ver pelos exemplos, que são todos de empresas bem sucedidas. A grande questão é que você precisa fazer uma escolha consciente, criando uma marca que faça sentido para sua estratégia

Tipografia

Além do logotipo para engenharia — e da forma como você vai escrever o nome da empresa nele — a tipografia é parte importante da identidade visual. Isso diz respeito às fontes/letras que você vai utilizar na comunicação, incluindo o site e as redes sociais. 

É importante se atentar a essa escolha para que você não fique com o site de um jeito, o perfil do Instagram de outro, o folder de outro… É preciso manter um padrão. 

Além disso, evite escolher a tipografia baseando-se em suas preferências pessoais ou naquilo que “está na moda”, no momento. Cada tipografia transmite uma ideia e contribui para evocar sensações diferentes. Por exemplo:

  • fontes cursivas geralmente transmitem delicadeza,
  • fontes serifadas (ex: Times New Roman) são mais tradicionais,
  • fontes sem serifa, como a desse artigo, passam simplicidade e modernidade — sendo muito usadas por empresas de tecnologia. 

Além disso, há vários outros tipos específicos que podem ser usados em situações diferentes. Uma fonte inclinada pode ser usada para transmitir velocidade, uma fonte escrita à mão para simbolizar algo artesanal, uma fonte mais grossa (em negrito) para transmitir robustez… E por aí vai: são inúmeras possibilidades

Por isso, vale a pena pensar no que você quer transmitir com a sua marca e fazer uma escolha calma e consciente. Você não quer que seu público tenha a impressão errada, certo?

Paleta de cores

Muitas empresas tem um site azul, posts em redes sociais amarelos, apresentação comercial verde escura, assinatura de e-mail verde claro… E os clientes não conseguem reconhecer a empresa no meio dessa bagunça. 

Criar uma paleta de cores — com opções de cores que combine com a marca e entre si — faz toda diferença na hora de criar seus materiais de marketing para engenharia. Seus anúncios serão reconhecidos mais facilmente e, quando a pessoa entrar no site ou receber um e-mail do seu representante, ela vai saber instantaneamente que se trata da mesma empresa. 

Novamente, não escolha com base nas suas opiniões pessoais ou cores da moda. Pesquise o que as cores significam e escolha aquelas que mais combinam com a sua empresa. 

Outros elementos visuais

Essa última parte é especialmente importante para pensar nos posts de redes sociais e outros materiais de marketing digital para engenharia. Afinal, você pode precisar de outras formas e desenhos para que seus materiais não fiquem tão simples — a não ser que esse minimalismo seja uma escolha consciente, é claro. 

Você pode escolher elementos mais sóbrios, com traços retos, para transmitir seriedade. Você pode usar elementos com traços que parecem feitos à mão, para tornar a marca mais humana ou artesanal. Ou elementos mais arredondados e divertidos, para parecer mais acessível. São várias possibilidades. 

O que considerar na hora de criar seu logotipo para engenharia?

Como mencionamos algumas vezes, não existe certo ou errado na hora de criar seu logotipo para engenharia e a identidade visual da sua empresa — mas você também não pode pensar apenas em seus gostos pessoais. Para começar, é mais importante pensar nas preferências do público que você pretende atingir. 

Você pode fazer uma pesquisa para descobrir o que seu público busca numa empresa do seu segmento. Se isso não for possível, pesquise seus concorrentes mais bem-sucedidos e outras empresas de referência no seu ramo, tentando identificar o que eles têm de melhor. 

Se seus clientes buscam uma empresa sólida e tradicional, seu logotipo deve transmitir essas sensações. Mas se a sua empresa precisa parecer moderna e acessível, o logotipo será muito diferente. Cada público demanda um estilo de identidade visual

Porém não adianta pensar apenas no que seu público deseja e ir totalmente contra a essência da empresa. Você precisa transmitir sensações que façam sentido com seu posicionamento.

Além disso, considere também esses outros aspectos:

  • Seu logotipo para engenharia não pode ser muito abstrato, do tipo que precisa de explicações para ser compreendido. 
  • Seu logotipo precisa funcionar em todo tipo de comunicação, desde as redes sociais até a impressão de um flyer. 
  • Além disso, ele deve ser compreensível mesmo quando reduzido, já que as pessoas pode vê-lo numa tela de celular, por exemplo. 

Uma vez que você tenha criado seu logotipo para engenharia e a identidade visual da sua empresa, é hora de “desdobrar” isso para todos os materiais: cartão de visita, foto de perfil no WhatsApp profissional, posts em redes sociais, assinatura de e-mail até o uniforme dos seus colaboradores. Assim, não importa o que as pessoas vejam, elas vão reconhecer sua marca.

Uma identidade visual bem feita é o primeiro passo para uma estratégia de marketing digital bem sucedida. Mas é só o primeiro passo: para saber o que mais você pode fazer nessa área, leia outros artigos no site da BuildV. Aproveite também para conhecer os nossos serviços de marketing para engenharia, caso precise de algum auxílio com isso.